29 de Setembro – Dia Mundial da Retina

em
0
157
visualizações

O dia 29 de setembro é uma data importante dedicada para a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde dos olhos e alerta acerca das doenças da retina que impactam a visão.

Em comemoração ao Dia Internacional da Retina, a Biblioteca Central da UFPA, por meio Espaço Braille, evidencia a importância da saúde ocular com o objetivo de ajudar a informar e conscientizar as pessoas sobre as doenças degenerativas da retina, como a Retinose Pigmentar, a Síndrome de Usher, a Doença de Stargardt, a Degeneração Macular Relacionada à Idade, Amaurose Congênita de Leber, Bardel Biedt, entre outras.

Muitas doenças da retina na maioria dos casos são silenciosas, causando rapidamente ou aos poucos a perda progressiva da visão. Esses problemas sérios poderiam ter sido evitados ou tratados como as avaliações visuais periódicas. Dentre as doenças mais comuns estão a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e a Retinopatia Diabética. Conhecer essas doenças, os tratamentos disponíveis e os cuidados é fundamental para dar qualidade de vida às pessoas que vivem com doenças na retina.

Enfatiza-se que o cuidado com a visão é extremamente fundamental para evitar doenças graves e irreversíveis no futuro. Portanto, é importante adquirir o hábito de realizar consultas de rotina com um especialista oftalmologista, a fim de diagnosticar precocemente doenças que podem levar à cegueira, iniciar o tratamento e buscar preservar a visão, como forma de evitar danos irreparáveis na retina e em toda a estrutura dos olhos.

Texto: Biblioteca Central UFPA – Equipe do Espaço Braille