UFPA fomenta a produção de conhecimento da Amazônia por meio de revistas científicas

114
visualizações

A ciência é uma atividade iminentemente coletiva. Hipóteses, teorias, instrumentos, métodos e todos os produtos natureza científica devem passar continuamente por um sistemático escrutínio da comunidade científica e, assim, gradativamente serem aperfeiçoados ou contestados por membros dessas comunidades. Para isso, é essencial que tais produtos sejam disseminados e possam ser facilmente acessados por todos aqueles que se interessem pelo assunto. A primeira reportagem do UFPA em Série-Revistas Científicas mostra que os periódicos científicos nasceram, justamente, em função da necessidade de registro e intercâmbio de conhecimentos científicos produzidos por diferentes cientistas e grupos. Leia mais a seguir…

Naturalmente, à medida que ocorreu o crescimento e a diversificação de pesquisas científicas, houve necessidade de aumentar a quantidade e a diversidade de periódicos científicos. Hoje, só no Portal de Periódicos da Capes – uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional – há 40.128 periódicos científicos, de diversas áreas, disponíveis para consulta de pesquisadores e estudantes vinculados a instituições brasileiras de pesquisa e ensino superior.

A UFPA, sendo uma importante produtora de conhecimento na Região Norte, também possui bons periódicos científicos, cujo conteúdo completo, desde 2012, vem sendo disponibilizado gratuita e digitalmente por meio do Portal de Revistas Científicas da UFPA, dando suporte e visibilidade a estudos realizados por pesquisadores da Região, do Brasil e do mundo. Atualmente, o Portal hospeda 15 (quinze) diferentes revistas científicas, utilizando Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica, que foi customizado e traduzido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), baseado no software Open Journal Systems (OJS), desenvolvido pelo Public Knowledge Project(PKP).

Desde então, as revistas publicadas no Portal vêm se consolidando no cenário científico nacional, recebendo e publicando artigos de pesquisadores do Brasil e do exterior. Na recém-divulgada lista do sistema de qualificação de periódicos da CAPES (Qualis CAPES), referente ao quadriênio 2013-2016, duas revistas hospedadas no Portal de Revista Científicas da UFPA passaram a figurar nos patamares mais altos dessa lista: a “Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemáticas” e os “Novos Cadernos do NAEA”.

Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas – Com edições semestrais, a Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemáticas (Amaz RECM)  está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, do Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI/UFPA. Desde 2005, o periódico ajuda a divulgar pesquisas na área de Educação em Ciências e Matemáticas, proporcionando intercâmbios entre autores e instituições.

Atualmente com Qualis A2 na área de Ensino, a revista é indexada em importantes  indexadores de periódicos científicos, tais como o DOAJ, CROSSREF, DIALNET, OPENAIRE, LATINDEX e DIADORIM. Além disso, todo seu conteúdo pode ser pesquisado e acessado diretamente por meio do Portal de Periódicos da Capes.

Para o editor adjunto da Amaz RECM, o professor Jesus Brabo, o periódico, cada vez mais, vem se tornando um importante canal de divulgação de pesquisas de diversos programas da área de Educação em Ciências e Matemáticas. “Atualmente, limitamos a 30% do número de artigos dos nossos próprios programas (para evitar a chamada endogenia). Assim temos conseguido manter um bom padrão de artigos publicados e, ao mesmo tempo, fazer com que nossos pesquisadores e estudantes mantenham intercâmbios, publicando, também, em outras revistas da área de Ensino, com boa qualificação editorial”, declara o professor.

Novos Cadernos NAEA – Dedicado à publicação de trabalhos científicos e acadêmicos sobre temas relevantes às áreas do desenvolvimento, planejamento e meio ambiente, o Novos Cadernos NAEA é um periódico quadrimestral, de caráter interdisciplinar, vinculado ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA. Por meio de novos artigos e pesquisas, o periódico busca fomentar o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, pesquisadores e instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior.

Além disso, a revista publica textos originais e inéditos em português, espanhol, inglês e francês, adotando avaliação anônima por pares (peer review) para trabalhos submetidos às seções: artigos originais e de revisão, resenhas, notas de pesquisa, entrevistas/conferências e, eventualmente, dossiês temáticos, volumes especiais e/ou suplementos.