Alunos do curso de biblioteconomia realizam estudo sobre processos e rotinas da Biblioteca Central e do NAEA

Durante o primeiro semestre de 2017, alunos da disciplina de Prática de Gestão de Unidades de Informação, da Faculdade de Biblioteconomia (FABIB) em parceria com a Biblioteca Central (BC) e o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), desenvolvem uma pesquisa do mapeamento de processos e rotinas técnico-administrativas em bibliotecas.

Neste mapeamento, busca-se identificar padrões dos processos e rotinas, assim como utilizar instrumentos do planejamento (plano, projeto, programa) para criação de Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) etc. No geral, a pesquisa pretende contribuir para o aprendizado prático dos discentes e mostrar a importância da padronização de processos e rotinas técnico-administrativas em uma Biblioteca.

A parceira com a BC e o NAEA, duas bibliotecas bastante frenquentadas, são de vital importância para a realização do trabalho, visto que uma das etapas é o preenchimento dos formulários de mapeamento de processos e rotinas que, serão analisados pelos discentes, para assim construção de fluxogramas das ações, tendo em vista a padronização destes processos. No final do projeto, os trabalhos realizados pelos alunos serão apresentados aos bibliotecários das respectivas bibliotecas para que possam analisá-los. Uma das metas a serem alcançadas neste projeto, é de contribuir para que bibliotecas parceiras possam adotar os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), assim como, fortalecer a parceria com a FABIB.

Texto: Felipe Assunção

Fotos: Silvia Cavalcanti