Aplicativo ajuda comunidade a se localizar no Campus da UFPA

Visando sinalizar virtualmente todo o Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), de forma a orientar a comunidade indicando os locais administrativos, de lazer, os eventos e demais locais relevantes dentro da Instituição, o Laboratório de Tecnologias Livres (Lablivre), vinculado ao projeto UFPA 2.0, desenvolveu o aplicativo UFPA RA para smartphones, baseado em mapeamento colaborativo e realidade aumentada.

Mapa interativo – O aplicativo tem o objetivo de tornar a Universidade mais conectada com o público interno e externo e consiste em um mapa interativo da UFPA com pontos de interesse dentro do Campus Belém. Essas informações podem ser acessadas tanto no formato de mapa como no formato de realidade aumentada.

Também é permitido ao público registrar informações no mapa. Basta fazer um cadastro no site do Lablivre, em seguida, realizar login e acessar o menu “Registro de Pontos”, preenchendo as informações solicitadas. Para instalar o aplicativo, basta ir ao Google Play ou na App Store e pesquisar por UFPA RA e realizar o download, que também pode ser realizado diretamente neste link.

Outros Apps – O Lablivre, além do UFPA RA, já desenvolveu outros aplicativos que estão disponíveis para download no Google Play. Entre eles, o Sararaquejo, um aplicativo destinado à educação ambiental; o Simvida, realizado em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região, que serve como meio para denúncias de trabalho infantil e trabalho inseguro na Amazônia; o aplicativo sobre Cinema Alternativo; e está em desenvolvimento um aplicativo que será usado para o mapeamento colaborativo eco turístico da ilha de Mosqueiro.

Serviço:

Para baixar o aplicativo UFPA RA, clique aqui.

Texto/Arte Fonte: Portal UFPA

Reprodução: Felipe Assunção