Biblioteca Central da UFPA completa 56 anos

Fundada no dia 19 de dezembro de 1962, a Biblioteca Central da UFPA, que leva o nome do seu primeiro diretor Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann, completa nesse mês, 56 anos, unindo na sua gestão modernidade e eficiência, duas palavras que definem precisamente a trajetória da Biblioteca Central (BC), que atualmente é referência regional e nacional na área de bibliotecas universitárias.

Ao longo da sua história funcionou em dois endereços no centro da cidade até sua instalação definitiva, em novembro de 1972, no campus universitário às margens do Rio Guamá. Recebeu o nome oficial de Biblioteca Central em fevereiro de 1975. Em 2005, mudou o nome para Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Fernando Ribeiro Beckmann. Atualmente, sob a direção de Célia Pereira Ribeiro, coordena tecnicamente 36 bibliotecas, as quais compõem o Sistema de Bibliotecas (SIBI), em Belém e nos campi de Abaetetuba, Altamira,  Ananindeua, Bragança,  Castanhal, Marajó (Breves) e Marajó (Soure),  Salinópolis, Tocantins (Cametá) e Tucuruí.

Quando se trata de inovação, a BC tem sido pioneira na Região Norte ao implantar recursos modernos como o software Pergamum, disponibilizando acesso ao catálogo online do seu acervo, bem como das demais Bibliotecas que compõem o SIBI/UFPA, bem como o seu sistema de segurança do acervo. Além disso, apresenta o Programa de Capacitação Continuada aos Usuários (PCCU) para a utilização dos recursos disponíveis da Biblioteca Central, especialmente do Portal de Periódicos da CAPES; Pesquisa integrada; Repositório Institucional (RIUFPA); Biblioteca Digital de Monografias (BDM); Portal do Livro Aberto; SOS Normaliza; Elaboração de Ficha Catalográfica para Trabalhos Acadêmicos (FICAT 2.0); etc.

Cabe lembrar, também, sobre a consolidação, no ano de 2018, do PCCU, que obteve um aumento expressivo do número de interessados em relação ao ano anterior, contribuindo para o aprimoramento do desempenho nas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. O programa promove treinamentos mensalmente com variada gama de assuntos voltados à vida acadêmica.

Ademais, fortalecendo sua modernidade e eficiência, a BC oferece à comunidade universitária e sociedade em geral os principais serviços de: Catálogo online, através dos seus terminais de computadores disponibilizados no hall da Biblioteca ou acesso por endereço eletrônico; Consulta local às coleções – acervo geral e coleções especiais; Empréstimo e devolução de obras (apenas usuários cadastrados na biblioteca); Espaço Braille, onde é oferecido serviços aos usuários com deficiência visual; Espaço próprio para o Portal de Periódicos da CAPES; Manual para Normalização de Trabalhos Acadêmicos e Comutação Bibliográfica (COMUT).

Texto: Bernadete Oliveira e Danilo Pinto