BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPA NA 2ª CONFERÊNCIA LUSO-BRASILEIRA DE ACESSO ABERTO – CONFOA

A diretora da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, Maria das Graças da Silva Pena, fez uma apresentação oral na 2ª CONFOA – Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto,  na CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro, no período de 23 a 25 de Novembro.

A conferência reuniu as comunidades brasileiras e portuguesas que desenvolvem atividades (pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços, definição de políticas, etc.) relacionadas com o acesso aberto ao conhecimento científico.

A Palestra da diretora Graça Pena ocorreu , ás 14h do dia 25 de Novembro com o tema: “O movimento de acesso livre e o repositório institucional da UFPA: a experiência da Amazônia”, mostrando a importância do uso dos recursos das tecnologias de informação que prevê como um dos resultados a visibilidade da produção cientifica especialmente, os decorrentes das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O Repositório Institucional surge na Amazônia, com as experiências do Museu Paraense Emilio Goeldi e a Universidade Federal do Pará, da Universidade Federal do Tocantins e da Universidade Federal do Acre. Representa os serviços prestados pelas Bibliotecas para a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica, em formato digital, dos docentes, pesquisadores, técnicos e alunos da pós-graduação.

As atividades da ConfOA 2011 foram transmitidas via Internet pelo link: http://itv.cbpf.br/