Biblioteca Central Promove a Semana do Livro e da Biblioteca

em
0
521
views

Ocorreu, entre os dias 21 a 25 de outubro, mais uma edição da Semana do Livro e da Biblioteca, na Biblioteca Central (BC) da UFPA, que nesse ano contou com temática e homenagem ao autor paraense Walcyr Monteiro, falecido este ano e que tem entre suas obras a conhecidíssima “Visagens e Assombrações de Belém”. Com ampla programação, envolvendo exposição e feira de livros, cinema e apresentações culturais, além da campanha de suspensão off ao longo de toda o evento, a Semana do Livro e da Biblioteca pode oferecer ao público da BC uma experiência mais colaborativa e participativa.

Exposições no Hall da BC
Exposição em homenagem ao autor paraense Walcyr Monteiro.

A abertura oficial contou com a apresentação musical do bolsista Danilo Pinto, além disso iniciou-se, também, a semana de exibição de filmes, no auditório da BC, a partir da parceria com o projeto Tela Crítica da UFPA. E por último, mas não menos importante, foi o lançamento do concurso cultural da BC com o tema “UFPA é ciência“, que estenderá seu prazo de inscrição até o dia 15 de novembro de 2019, onde para participar o usuário precisa escrever um texto falando sobre as suas vivências na Universidade e de que forma essa experiência contribuiu para a construção do conhecimento. O texto selecionado como “destaque” receberá como prêmio um Kindle 10ª geração e a oportunidade de ter seu texto publicado na sessão Exclusiva e online do Jornal Beira do Rio. Lembrando que as inscrições podem ser realizadas por meio do formulário: Formulário de inscrição.   

Apresentação musical do bolsista Danilo Pinto

O segundo dia contou com a exibição do filme “Narradores de Javé”, com posterior exposição acerca da sua interpretação. No terceiro dia ocorreu, pela parte da manhã, a exibição do filme “O outro lado da rua” e, pela parte da tarde, a Feira de Barganha e Doação que permitiu aos usuários permutarem seus livros entre si.

Exibição e discussão de filmes em parceria com o projeto Tela Crítica da UFPA
Feira de Barganha e Doação no 3º dia da Semana do Livro e da Biblioteca

No quarto dia ocorreram, pela manhã, a exibição do filme “anjos do sol” no auditório da BC, sempre em parceria com o projeto Tela Crítica da UFPA, e a oficina de Origami, ministrada por Midori Makino, no salão principal da BC. Pela parte da tarde ocorreu a entrega de brindes, pelo bibliotecário da  BC/UFPA Thiago Costa, como destaque aos usuários que mais emprestam na BC.

Participantes da oficina de Origami, ministrada por Midori Makino.
Entrega de brindes como destaque aos usuários que mais emprestam na BC

No último dia ocorreu, pela parte da manhã, a performance teatral da Associação Cultural Dalcídio Jurandir, de Ponta de Pedras (Marajó), encenando contos de Walcyr Monteiro, o homenageado da semana. Pela parte da tarde o grupo Nuaruaques, também de Ponta de Pedras (Marajó), encerrou a semana com apresentação cultural de Carimbó, que vale ressaltar foi inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão, pelo IPHAN, em setembro de 2014 e recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Performance teatral da Associação Cultural Dalcídio Jurandir
Apresentação do grupo de Carimbó Nuaruaques.

A Semana do Livro e da Biblioteca é um evento anual proporcionado pela Biblioteca Central da UFPA e compõe o quadro de programações oferecidas pela BC aos seus usuários ao longo do ano. Fique de olho, os eventos são sempre divulgados nas páginas oficiais da BCTwitterInstagram e Facebook.