Biblioteca Central realiza Semana do Livro e da Biblioteca 2021

No período de 26 a 29 de outubro de 2021 a Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann, da Universidade Federal do Pará, realizou a Semana do Livro e da Biblioteca. O evento teve como principais objetivos: valorizar o apreço pelo livro, pela leitura, promover a arte e cultura regionais, além de divulgar os serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca. Os homenageados foram o casal de professores eméritos da UFPA: Benedito Nunes e Maria Sylvia Nunes, por serem grandes amantes dos livros e da leitura e por suas valiosas contribuições no campo da ciência, arte e cultura.

A programação contou com duas exposições. A primeira, denominada, “Legados Eternos”, trouxe um resumo da vida, obra e uma amostra do acervo da biblioteca particular do casal homenageado. A segunda, denominada “170 anos do Nascimento de Orville Adelbert Derby, o pai da Geologia do Brasil”, foi realizada sob curadoria do Prof. Dr. Maurício Borges, do Instituto de Geociências da UFPA e trouxe diversos itens da coleção particular do professor, como obras, medalhas, cartões postais e quadros relacionados ao geólogo que dá nome à exposição.

Presentes na Abertura. Da esquerda para a direita, sentados:  Prof. Dra. Jane Fernandes, Prof. Dr. Maurício Borges e Prof. Dra. Ruth Léa Bemerguy; em pé: Francisca Varanda, Adna Dias, Célia Ribeiro, Samuel Borges, Prof. Dr. Osmar Guedes Jr., Cesarina Raiol e Markene Ferreira

A abertura do evento aconteceu no dia 26 às 10 horas no hall de entrada da Biblioteca Central, com a presença da comunidade acadêmica e de artistas marajoaras. A diretora da Biblioteca Central, Célia Ribeiro, fez a palavra de abertura, seguida do Prof. Dr. Hamilton Oliveira (ICSA/UFPA) e do Prof. Dr. Maurício Borges (IG/UFPA). Houve a exibição de um trecho do documentário Mora na Filosofia, produzido pela TV Cultura e apresentação musical.

No formato presencial, foram ministradas oficinas de Canva para Iniciantes, por Iranildo Júnior, e Desenho Básico, por Anna Júlia Lustosa; além do Treinamento do Portal de Periódicos da CAPES, pela bibliotecária Francisca Varanda, coordenadora de Serviços ao Usuário da Biblioteca Central.

No formato online, houve um Workshop sobre Artigo científico na graduação, ministrado por Rosemarie Costa e um Bate-papo filosófico sobre vida, obra e legado de Benedito e Maria Sylvia Nunes, ministrado pelo Prof. Dr. Ernani Chaves (IFCH/UFPA).

Em parceria com a Associação Cultural Dalcídio Jurandir, de Ponta de Pedras, no Marajó, foram realizadas apresentações musical e teatral e um estande de vendas de artesanato marajoara, com a presença dos artesãos.

Durante todo o mês de outubro, a Biblioteca Central, por meio de parceria com o Projeto Portal do Conhecimento, da Imprensa Oficial do Estado (IOEPA), recebeu doações de livros que serão utilizados para a abertura de bibliotecas em comunidades com pouco acesso à informação e à cultura. A parceria foi estendida e arrecadação de livros continuará até o final de dezembro.

Livros doados ao Projeto “Portal do Conhecimento” da IOEPA em parceria com a Biblioteca Central

A campanha Suspensão Solidária foi prorrogada até a primeira semana de novembro e segue retirando as suspensões dos usuários mediante a doação de alimentos não perecíveis.

Fique por dentro de nossos eventos, acompanhe nossas páginas oficiais: Twitter, Instagram e Facebook.