Biblioteca Central realiza treinamento sobre Elaboração de Projetos da Pesquisa Científica.

em
0
574
views
Rosemarie Costa ministrando o treinamento “Elaboração de projetos de pesquisa científica”

Foi realizada nesta quarta-feira, 24 de abril de 2019, a terceira atividade do Programa de Capacitação Continuada de Usuários (PCCU) da Biblioteca Central (BC), com o treinamento “Elaboração de projetos da pesquisa científica”, ministrado por Rosemarie Costa, mestre em Ciência da Informação e bibliotecária da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA). Além disso, mais uma vez contou-se com a participação especial de intérpretes de libras sob o apoio da Coordenadoria de Acessibilidade (COACESS) da UFPA, possibilitando, assim, o entendimento e a participação de surdos integrantes da comunidade acadêmica em geral.

Intérprete de Libras auxiliando na inclusão dos participantes surdos.
Intérprete de Libras auxiliando na inclusão dos participantes surdos.

O treinamento faz parte do PCCU, programa com a finalidade de capacitar os usuários no uso dos serviços de informação, contribuindo para o aprimoramento do desempenho das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. As atividades do programa são oferecidas à comunidade acadêmica e geral, todas com inscrição gratuita e direito a certificado.

Público presente no evento.

Com a já habitual ampla presença de público no evento, verificou-se, mais uma vez, a pertinência do assunto exposto. Alan Castro, concluinte do curso de História, na UFPA, e participante do evento, afirmou que “Esse tipo de treinamento (Elaboração de projetos da pesquisa científica) é interessante tanto para quem está entrando na graduação quanto para quem está saindo dela. No meu caso, é de extrema utilidade o contato com esse tema, haja vista a sua aplicabilidade, também, para os programas de pós-graduação”.

Público presente no evento.

Todos os eventos do PCCU contam com palestras que são relacionadas à normalização acadêmica, projetos de pesquisa científica e metodologia da pesquisa científica, assim como fontes de pesquisa, submissão e publicação de artigos científicos, currículo Lattes, produtos e serviços do Sistema de Bibliotecas da UFPA (SIBI/UFPA). Os eventos são sempre divulgados nas páginas oficiais da BC: Twitter, Instagram e Facebook.

A programação anual do PCCU pode ser vista aqui.