Biblioteca Central realizou a Semana do Livro e da Biblioteca 2022

Mesa de abertura com a Professora Eunice Léa e a bibliotecária Elisangela Costa

De 25 a 27 de outubro a Biblioteca Central realizou a Semana do Livro e da Biblioteca 2022 com o objetivo de incentivar a leitura e o apreço por materiais bibliográficos; difundir a leitura e construção do conhecimento através do livro; prestar acesso à informação através de manifestação artísticas e culturais; valorizar e fortalecer os serviços e produtos oferecidos pela biblioteca e homenagear personalidades que se destacaram através de suas obras literárias, que nessa edição foi o romancista Dalcídio Jurandir, dando destaque para a importância de seu legado na literatura regional e nacional.

Para concretização do evento a BC contou diversas parcerias que contribuíram para o sucesso na programação como a Associação Dalcídio Jurandir, de Ponta de Pedras no Marajó, a Editora da UFPA, a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), Fundação Cultural do Pará e aos professores Maurício Borges, Eunice Léa e Lucilia Lúbia.

Ganhadora na categoria técnico-administrativo
Ganhador na categoria docente
Ganhador na categoria discente

A BC premiou os que mais emprestaram livros em 2022, na categoria discente o vencedor foi Warllen Vasconcelos, aluno do curso de Física, na categoria técnico-administrativo foi a Lilian Araújo, assistente social da UFPA e na categoria docente o professor Lenio Faria do Instituto de Tecnologia.

A programação contou com exposições, palestras, feira de troca de livros, apresentação de carimbó, música (voz e violão) e a feira marajoara e degustação de queijo. Vitor Etrusco (supervisor de projetos e convênios), que conduziu toda a programação, ressalta que “esse evento é importante para enfatizar o valor que o livro tem no desenvolvimento, na formação, na vida pessoal e profissional de cada um”. E a Diretora da Biblioteca Central, Célia Ribeiro afirma que “homenagear Dalcídio Jurandir é falar de um autor muito importante para a literatura paraense, que discute em suas obras várias vertentes políticas e críticas relacionadas ao que se vivia em sua época”.

Confira um pouco do que ocorreu na Semana do Livro e da Biblioteca 2022:

Feira de troca de livros
Apresentação de carimbó do grupo Sipuada Sucupira
Voz e violão com Crislene Noronha e Caio Alves
Exposição de peças e obras de Orville Adelbert Derby. Curador: Prof. Dr. Maurício Borges
Palestra com a Professora Lucilia Lúbia
Apresentação da Associação Cultural Dalcídio Jurandir