Catálogo Teses e Dissertações

0
4166
visualizações

CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UFPA

1976-2007

Com o intuito de disseminar o conhecimento científico e tecnológico que vem produzindo, além de garantir a preservação da memória institucional, a UFPA, através da Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann,  apresenta o Catálogo de Teses e Dissertações defendidas nos seus Programas de Pós-Graduação, em edição comemorativa aos 50 anos da Instituição e 45 anos da Biblioteca Central.

O Catálogo apresenta-se dividido pelas grandes áreas do conhecimento, as mesmas  adotadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e dentro dos Programas existentes. As teses e dissertações encontram-se reunidas em  teses de doutorado e dissertações de mestrado,  em ordem cronológica e com as referências dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor.

Ao longo dos anos, alguns cursos tiveram seus nomes alterados e programas foram criados, razão pela qual se considerou o nome vigente.

As referências das teses e dissertações foram elaboradas de acordo com os dados constantes na folha de rosto do documento original e segundo a Norma NBR 6023:2002 Informação e Documentação – Referências – Elaboração, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os resumos foram extraídos do documento original, sendo a sua elaboração de total responsabilidade dos autores e de bases de dados on line.

Algumas teses e dissertações, defendidas no período de 1976 até hoje, podem não estar incluídas neste Catálogo, provavelmente, porque a versão final não foi  entregue na respectiva Secretaria do Programa a que está ligada.

Para facilitar a identificação e a localização dos trabalhos no Catálogo, incluíram-se os índices de autores e orientadores, remetendo ao número da referência correspondente.

Volume 1: Ciências Agrácias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde;

Volume 2: Ciências Exatas e da Terra e Ciências Humanas;

Volume 3: Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística e Multidisciplinar.