Conheça o SIBI: Biblioteca do Campus Universitário de Ananindeua

Chamada de Biblioteca Benedicto Monteiro, a Biblioteca do Campus de Ananindeua possui esse nome graças a um concurso no qual a Professora Edilza Joana Oliveira Fontes foi a vencedora. A unidade foi inaugurada no dia 23 de outubro de 2015, tendo como objetivos prestar serviços e produtos informacionais nas áreas do conhecimento inerentes aos cursos oferecidos pelo Campus, além de estimular a pesquisa, a iniciação científica, a extensão e a inclusão cultural, oferece também outras atividades contribuindo assim para o desenvolvimento da sociedade. Conta com um acervo de 728 títulos e 4000 exemplares com abrangência nas áreas das engenharias, ciências exatas e da terra, ciências humanas e multidisciplinar.

A Biblioteca possui acesso livre ao acervo, autorizando qualquer pessoa a realizar consulta, entretanto, o empréstimo domiciliar é permitido somente a discentes, docentes e técnicos- administrativos da UFPA. Os serviços prestados são: Wi-fi, alerta bibliográfico, que é a divulgação dos livros adquiridos por compra ou doação, consulta local, empréstimo domiciliar, disponibilização de terminais de pesquisa para acesso ao catálogo on line e portal Periódico Capes, orientação sobre normalização de trabalhos acadêmicos segundo as normas da ABNT – Informação e Documentação, circulação de materiais com reserva de publicações, renovação de empréstimo, consulta ao histórico dos empréstimos realizados e material pendente, treinamento de interagentes (usuários), além do serviço de referência virtual via e-mail e redes sociais.

A Biblioteca Benedicto Monteiro disponibiliza também alguns guias e informativos dos serviços e produtos oferecidos como: Boletim Bibliográfico e informativo, sumário corrente de periódicos, guia do usuário, manual de trabalho de conclusão de curso, tutoriais de realização de pesquisas no catálogo web pergamum, renovação e reserva online de obras, acesso ao portal de periódicos da capes. Conta também com templates de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais do trabalho acadêmico, relatório técnico científico, de acordo com a NBR 10719 e artigo científico.

Destaca-se que a Biblioteca preserva exclusivamente a coleção Benedicto Monteiro doada pela filha do escritor, Wanda Monteiro e por docentes da UFPA, a coleção é composta por 7 títulos e 11 exemplares de obras escritas pelo referido autor e que contemplam as temáticas de literatura de ficção e História do Pará e Amazônia.

Localização: Campus Universitário de Ananindeua, BR 316 – Km7, nº 590

Horário de funcionamento: 8h às 20h, de segunda a sexta-feira

Contatos: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br

Bibliotecário responsável: Erik André de Nazaré Pires