Conheça o SIBI: Biblioteca do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza

Fundada em 7 de dezembro de 2006, a Biblioteca do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) foi criada juntamente quando teve início a Residência Médica na Instituição. E veio a atender o que diz a Portaria Interministerial dos Ministérios da Saúde e da Educação nº 2.400, de 2 de outubro de 2007, que estabelece os requisitos para certificação de unidades hospitalares como Hospitais de Ensino, no Art. 7º, no qual define que as unidades hospitalares que desejarem serem certificadas como Hospital de Ensino deverão cumprir vários requisitos, dentre esses a existência de bibliotecas.

Com o foco no atendimento aos estudantes da área da saúde, visa atender às pesquisas acadêmicas, e com um espaço de 34,84m², oferece conforto e comodidade para alunos e profissionais que a frequentam. A biblioteca dispõe de um acervo voltado para área da saúde, composto de livros, periódicos, multimeios, folhetos, manuais e monografias (graduação, especialização, mestrado e doutorado).

Acervo da Biblioteca

Seu acervo é constituído por 1748 títulos e 3834 exemplares das áreas de Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Desenvolvimento Infantil, Serviço Social, Psicologia, Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Administração Hospitalar. E atende aos usuários do Sistema de Bibliotecas da UFPA, discentes, docentes, técnico-administrativos, residentes do HUBFS de quatro especialidades: Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, atende também o público externo que necessita fazer pesquisa no acervo, buscas no catálogo online Pergamum, assim como também acessar o Portal de Periódico da Capes.

Os serviços oferecidos pela Biblioteca do Hospital Bettina Ferro de Souza são: acesso à internet; empréstimo de obras; consulta local ao acervo; cursos voltados à normalização de trabalhos acadêmicos e escrita científica; orientações quanto às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para monografia; elaboração de artigo de periódico, paper, relatório e projeto; auxílio no acesso às bases de dados online na área da saúde, tais como: BVS, Lilacs, Medline, Scielo e Portal de Periódicos da Capes. Por meio de tais bases, os usuários tem acesso a textos completos de artigos de inúmeras revistas, nacionais e estrangeiras e e-books e, também, acesso às bases de dados com referências e resumos de documentos em diversas áreas do conhecimento. Além disso, oferece um espaço para estudo e leitura e três computadores disponíveis à pesquisa.

Computadores para pesquisa

Ademais de todos os serviços oferecidos, a Biblioteca preserva a Coleção Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) – Série Oftalmologia Brasileira, que atende os residentes de Oftalmologia. E o tratado de Otorrinolaringologia que atende os residentes de Otorrinolaringologia.

Fotos: Markene Ferreira
Localização: Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, próximo ao quarto portão da UFPA.
Horário de funcionamento: de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Contatos: (91) 3201-8599 / E-mail: bibliotecahubfs@ufpa.br
Bibliotecária responsável: Ana Cristina Alencar
Para mais informações acesse o site.