Conheça o SIBI: Biblioteca do INEAF

Chamada de “Professor Rosinaldo da Costa Machado”, a Biblioteca do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares, INEAF, antigo Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR), localizada próximo ao segundo portão da UFPA, tem como finalidade prover de informações ao ensino e pesquisa do curso de graduação em Desenvolvimento Rural e do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA) e aos usuários em geral.

O seu acervo possui cerca de 9000 volumes entre livros, periódicos, catálogos, dissertações, teses, dicionários, folhetos, CD’s e DVD’s que foram adquiridos, em sua maioria, por doação. Os títulos do acervo podem ser consultados na base de dados Pergamum. A biblioteca dispõe, também, do acesso ao Portal de Periódicos da Capes, onde pode ser consultada uma gama de periódicos eletrônicos nacionais e estrangeiros e bases de dados com resumos de documentos.

A Biblioteca do INEAF é aberta à comunidade geral, entretanto, apenas discentes, docentes e técnicos da UFPA podem realizar empréstimo domiciliar, sendo permitido o empréstimo de até 3 livros para alunos de graduação e 5 para alunos de pós-graduação e servidores. O prazo de empréstimo é de 10 dias consecutivos que pode ser renovado por mais 10 dias. Além disso, a biblioteca oferece outros serviços como a reserva e renovação de empréstimo online, serviço de alerta bibliográfico, orientação na normalização técnica de trabalhos acadêmicos, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pesquisa bibliográfica, elaboração de ficha catalográfica das publicações do instituto e dos trabalhos de conclusão de curso dos discentes da universidade, treinamento e capacitação de usuários.

Para além dos serviços, a Biblioteca “Professor Rosinaldo da Costa Machado” preserva a “Coleção Professor Jean Hébette”, disponível para consulta local. Esta coleção trata principalmente do processo de ocupação da Amazônia, campesinato e agricultura familiar no Brasil. Nascido na Bélgica, o professor Jean Hébette era economista e sociólogo, fundou o Centro Agroambiental do Tocantins, em Marabá (PA), atuou por mais de 40 anos na Universidade Federal do Pará e, ao se aposentar, doou todo seu acervo para o INEAF, o qual vem sendo catalogado e incorporado ao acervo da biblioteca.

O horário de funcionamento da Biblioteca do INEAF é de segunda a sexta, de 8h às 12h e de 13h às 18h.

Bibliotecária responsável: Nayara Lisboa Lima.

Contato: bibagrarias@ufpa.br / 3201-7781