Conheça o SIBI: Biblioteca Universitária da ETDUFPA

A Biblioteca Universitária da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) foi fundada em fevereiro de 2006 com o status de biblioteca setorial. Atualmente integra o Sistema de Bibliotecas da UFPA (SIBI/UFPA) e está subordinada, administrativamente, ao Instituto de Ciências da Arte – ICA. Tem como objetivo contemplar os alunos da ETDUFPA (graduação, cursos técnicos e pós-graduação), como também os alunos da UFPA (graduação e pós-graduação), professores e servidores técnico-administrativos, pesquisadores e comunidade acadêmica em geral interessada nas áreas das artes e congênere.

Prédio onde está localizada a biblioteca da ETDUFPA

Com um acervo de 3.081 títulos, a biblioteca da ETDUFPA possui títulos diversificados, que distribuem-se em coleções de livros – com obras de referência, livros da Coleção Amazônia, obras raras e livros de coleções de particulares –, folhetos, periódicos, TCCs, dissertações e teses, além de multimeios, como discos de vinil, fitas de áudio e vídeo, CDs e DVDs – dentre os quais constam as gravações dos espetáculos promovidos pela Escola no âmbito das suas atividades acadêmicas e de extensão. Totalizando, assim, 7.285 exemplares que abrangem, principalmente, as áreas das Ciências Sociais e Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes.

Acervo

A biblioteca possui um ambiente climatizado, com rampa para uso de Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs) e porta que permite a entrada de cadeirantes ao prédio. Ademais, incluída no Módulo de Circulação do Sistema Pergamum, desde junho de 2017, a biblioteca oferece serviços essenciais como a consulta automática ao acervo, empréstimo domiciliar, reserva de obras, orientação nas pesquisas bibliográficas e na normalização de trabalhos técnico-científicos, além do treinamento para acesso aos recursos eletrônicos de informação.

A sua infraestrutura de informática conta com microcomputadores interligados à rede de internet, sendo parte desses destinados ao acesso dos usuários da biblioteca, como também possui rede wireless (sem fio) para conexão de computadores pessoais.

Equipe da biblioteca. Da esquerda para a direita: Elisângela, Glaise, Rosemarie e Laís.

Além dos serviços descritos, a biblioteca da ETDUFPA colabora, também, com o projeto Memórias da Dramaturgia Amazônida, coordenado pela Profª Drª Bene Martins – atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes do ICA/UFPA (PPGARTES), e professora da ETDUFPA – tendo como principal foco: “colher, analisar e divulgar o material produzido pelos primeiros e atuais dramaturgos amazônidas, não apenas no intuito de catalogar um acervo dramatúrgico, mas também os colocar como fonte de informações valiosas sobre a época, os costumes e os traços identitários dos povos que aqui habitam”. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas aqui

Fotos: Rosemarie Costa

Localização:

Escola de Teatro e Dança, subunidade do ICA. Tv. Dom Romualdo de Seixas, 820Umarizal, BelémPA, 66050-110

Horário de Funcionamento:

8 h às 21 h, de segunda a sexta.

Contato:

(91) 3212-5050 / bib_etdufpa@ufpa.br