Consolidação do Programa de Capacitação Continuada de Usuários (PCCU) no ano de 2018

em
102
visualizações

No ano de 2018, o Programa de Capacitação Continuada de Usuários (PCCU), coordenado pela Biblioteca Central da UFPA (BC), consolidou-se nas atividades de capacitação dos usuários na utilização dos serviços de informação, com um aumento expressivo do número de interessados, contribuindo para o aprimoramento do desempenho nas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão.

4ª atividade do Programa de Capacitação Continuada de Usuários (PCCU) de 2018

Tendo início no dia 21 de fevereiro e finalizado em 21 de novembro, a BC promoveu dez (10) eventos pelo PCCU, divulgados nas suas páginas oficiais (Twitter, Instagram e Facebook) e ofertados à comunidade acadêmica e geral, com inscrição gratuita e direito a certificado. Nesses eventos, alcançou-se um expressivo número de participantes contando com o apoio de parcerias –  de profissionais bibliotecários, professores e servidores públicos de várias áreas e instituições federais – que “transferem” o conhecimento em prol de uma sociedade melhor de forma gratuita, por isso os intitulamos de “amigos da biblioteca”.

2ª atividade do Programa de Capacitação Continuada de Usuários (PCCU) de 2018

As ações do programa, segundo participantes, como Camilla Silva, estudante de Biblioteconomia e presente na oitava atividade, “proporcionam a ampliação do conhecimento à produção acadêmica”, ou Jorge Diego, formado em Educação Física e ouvinte na terceira atividade do programa, “são muito importantes para o acesso a informações (…), que muitas vezes durante a graduação não são repassadas”, provando alta utilidade do PCCU à comunidade acadêmica.

10ª atividade do Programa de Capacitação Continuada de Usuários (PCCU) de 2018

As atividades do PCCU desse ano relacionaram-se à normalização acadêmica, projetos da pesquisa científica, metodologia da pesquisa científica, fontes de pesquisa, submissão e publicação de artigos científicos, Currículo Lattes, pesquisa em bases de dados, preparação para pós-graduação, o uso dos serviços e produtos das bibliotecas da UFPA (SIBI), dentre outros. E em 2018, o programa finalizou com benéfico impacto na democratização do conhecimento e produção científica dentro do ambiente universitário, com o total de 1362 participantes.

ViaCoordenadoria de Planejamento e Marketing
COMPARTILHAR