Conteúdos de acesso aberto do Portal de Periódicos podem ser visualizados de qualquer lugar

158
visualizações

O Portal de Periódicos indexa informações científicas de todas as áreas do conhecimento. O acervo da biblioteca virtual da CAPES abrange conteúdos assinados e outros de acesso livre, estes disponíveis para qualquer pessoa conectada à internet em qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Os materiais de acesso aberto são de alta relevância científica e possuem conteúdo confiável para pesquisa, seguindo o padrão de qualidade definido para o acervo do Portal de Periódicos.

Um exemplo é o Directory of Open Access Journals (DOAJ), que opera como um diretório online que indexa e fornece acesso livre a revistas científicas conceituadas, revisadas por pares e em diversas áreas do conhecimento. A plataforma reúne cerca de 9.500 publicações de 126 países, somando mais de 2.5 milhões de artigos.

Outra base de conteúdo aberto é a Free Medical Journals. A editora defende o acesso irrestrito ao conhecimento científico, com o prenúncio de que isso terá um grande impacto na prática médica. São mais de cinco mil títulos disponíveis, distribuídos em tópicos que englobam especialidades da medicina.

Um terceiro exemplo é o Scientific Electronic Library Online (Scielo – Brasil). Além de uma ampla coleção de livros nacionais, o diretório oferece busca integrada de artigos de vários países: África do Sul, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Os números registrados são de 1.249 periódicos, 39.651 fascículos, 573.525 artigos e 13.005.080 citações.

Para localizar as publicações livres o usuário pode utilizar qualquer ferramenta de busca do Portal de Periódicos ou, se não souber onde encontrá-las, é possível filtrar uma lista com esse conteúdo.

Basta entrar na opção Buscar base e clicar na aba “busca avançada”. No campo “tipo”, selecione “Sites com periódicos de acesso gratuito”. Depois é só clicar em “enviar” e conferir os links disponíveis.