Fórum do Sistema de Bibliotecas da UFPA debate os desafios da biblioteca universitária no século XXI

288
visualizações

Promovido pela Biblioteca Central e pelo Sistema de Bibliotecas da UFPA, o I Fórum do SIBI foi realizado nos dias 16 e 17 de novembro no espaço Amazônia da Biblioteca Central, o evento debateu os desafios da biblioteca universitária no século XXI e contou com a presença de servidores das bibliotecas de Belém e dos campi do interior.

A abertura do evento foi realizada pela diretora da BC, Célia Ribeiro, que falou sobre os objetivos do Fórum. Segundo ela, o compartilhamento das experiências, dos projetos de extensão e mostrar para os bibliotecários que eles podem ir além do trabalho em suas bibliotecas, foram os destaques da realização do encontro. “É muito bom conhecer os projetos de extensão que acontecem nas bibliotecas, muitas vezes nós não temos tempo de ir aos locais, por esse motivo, foi fantástica a troca de experiência que os bibliotecários trouxeram para o fórum. ” Afirmou a diretora.

Para a bibliotecária Camila Brito, da biblioteca do campus de Castanhal, o Fórum do SIBI foi uma ótima oportunidade para discutir e encontrar soluções para os problemas das bibliotecas. “É o primeiro fórum de bibliotecas da UFPA, então é um momento muito importante para compartilhar desafios e experiências para que possamos melhorar nosso atendimento aos usuários. Nós falamos aqui das questões internas que irão refletir no atendimento final.” Explica.

Durante o Fórum aconteceram palestras, apresentações dos projetos de extensão, workshop sobre o sistema Pergamum, uma mesa-redonda, onde os servidores puderam apresentar os problemas de suas bibliotecas e discutir soluções, além de treinamentos para a submissão de trabalhos no RIUFPA (Repositório Institucional) e na BDM (Biblioteca Digital de Monografias) e também do uso de ferramentas de pesquisa do Portal de Periódicos da Capes.

Para a bibliotecária Kátia Martins, da biblioteca do Instituto de Educação Matemática e Científica, o encontro foi uma oportunidade para conhecer a realidade das bibliotecas do interior e das demais unidades do campus Belém, e acompanhar os serviços ofertados à comunidade acadêmica. “Acredito que o Fórum foi um marco e deverá fazer parte do calendário 2018. Parabéns a todos da organização.” Finaliza.

Confira a galeria de fotos do evento: