I Colóquio de Bibliotecas Escolares

O Sindicato de Bibliotecários dos Estados do Pará, Amapá e Tocantins (SINBIB), objetivando a atualização do conhecimento, realizará o ”I Colóquio de Bibliotecas Escolares – A Universalização das Bibliotecas nas Escolas: essa lei pegou?”, referindo-se a Lei nº 12.244 de 24/05/2010, a ser realizado no dia 22/05/2014, no horário das 14h às 18h, no Ministério Público do Estado do Pará, Auditório Nathanael Cardoso Leitão, sito a Rua João Diogo, 100 – Cidade Velha – Belém-Pará.

Em 24 de maio de 2010, entrou em vigor a Lei N. 12.244, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino no País. O prazo máximo para efetivação da lei será de dez anos, cabendo às instituições “desenvolver esforços progressivos” para o seu cumprimento. A partir da aprovação desta lei, acentuaram-se as reflexões na Biblioteconomia com relação à biblioteca escolar. Está comprovado que quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de literacia, de leitura, de aprendizagem; de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação. (IFLA, 2000, p.2)

Para darmos seguimento a esse intento é que convidamos a classe bibliotecária, os diretores de escolas e áreas afins para discutirmos sobre o cumprimento da Lei da Universalização das Bibliotecas nas Escolas.

Ressaltamos que essa discussão é um enfoque de interesse da nossa categoria e de todos os órgãos envolvidos nesse contexto, por isso devemos unir esforços no sentido de encontrarmos uma solução para essa questão de caráter educacional e ao mesmo poder dar uma resposta à Sociedade.

Conto com a presença de todos e peço que empenhem esforços na divulgação, objetivando alcançar o maior número de pessoas possíveis dos estados Pará, Amapá e Tocantins.

Palestrantes Confirmados:

1- Dra. Melina Alves Tostes – Procuradora da República no Estado do Pará/ Procuradora Regional dos Direitos do Cidadão;

2- Dr. Nadilson Portilho Gomes – Titular da 2ª Entrância da Promotoria de Justiça de Capanema;

3- ProfªMarian Rosa Marinho Alves – Presidente do Conselho Municipal de Educação;

4- Profª Suely Melo de Castro Menezes – Presidente do Conselho Estadual de Educação;

5- Profº José Seixas Lourenço – Secretário de Educação do Estado do Pará.

Cordialmente,

Maria Célia Santana da Silva

Presidente Sindicato de Bibliotecários Pará, Amapá e Tocantins

(91) 9136-4715/8717-6301/8963-7178

Inscrição: Baixe e preencha a ficha de Inscrição e envie, juntamente com o comprovante de pagamento, para o email sindicatobibliotecarios@gmail.com.