IBICT disponibiliza download gratuito de livros em Ciência e Tecnologia

Portal do Livro Aberto tem por objetivo reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais do Governo sobre os mais variados temas. Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o Portal conta com a parceria de diferentes órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo Federal.

Para tornar o Portal do Livro Aberto possível, o IBICT investiu na tecnologia de digitalização de livros publicados em versão impressa, esgotados há muito tempo. Desta forma, o IBICT torna disponível, por meio da Internet, documentos muitas vezes desconhecidos pela sociedade e que podem servir de base para elaboração de políticas e pesquisas.

Publicação – Entre os critérios para seleção das publicações estão: Obras publicadas pelas unidades de pesquisa vinculadas ou sob a supervisão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; Obras publicadas pelos demais Ministérios, Presidência da República, Câmara dos Deputados e Senado Federal, que reflitam a estrutura temática do Portal; Obras cujos autores permitam a divulgação e assinem o Termo de Licença da Creative Commons.

Cobertura – Dentre os quase quinhentos títulos disponíveis, são disponibilizadas obras que versam sobre Tecnologias da Informação e Comunicação, Fármacos e Complexo Industrial da Saúde, Petróleo e Gás, Complexo Industrial da Defesa, Aeroespacial, Nuclear, Biotecnologia, Nanotecnologia, Energia Renovável, Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Oceanos e Zonas Costeiras, Popularização da CT&I, Melhoria e Ensino de Ciências, Inclusão Produtiva e Social, e Tecnologias para Cidades Sustentáveis.

Histórico – O Portal do Livro Aberto tem sua origem no projeto Portal do Livro Didático Eletrônico (PLDE) apresentado pelo IBICT em 2005. O projeto inicial passou ao longo do seu desenvolvimento por mudanças em decorrência da necessidade de diversificar o conteúdo digital, para atender às demandas de alunos, pesquisadores, docentes e profissionais de informação pelas obras publicadas pelo IBICT.

O lançamento da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2012-2015 (ENCTI 2012-2015) apontou uma importante oportunidade para o IBICT retomar ações voltadas à organização e disseminação de publicações oficiais brasileiras, desta vez, em ambiente digital. Assim, o escopo original do Portal de acesso aos livros didáticos voltados para o ensino médio e superior, evoluiu para um portal de publicações oficiais editadas pelos órgãos do Poder Executivo e Legislativo Federal.

Acesso – Para utilizar o Portal do Livro Aberto, basta acessar o endereço livroaberto.ibict.br. O usuário pode fazer buscas por autor, assunto ou data de publicação, além de baixar o livro em PDF, gratuitamente.

Texto:/ Divulgação/Felipe Assunção
Imagem: Reprodução