Plataforma Embase Passa a Compor o Acervo do Portal de Periódicos CAPES

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma biblioteca virtual que reúne e oferece às instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica nacional e internacional, acaba de incluir a plataforma Embase, da editora Elsevier, como parte do acervo do Portal.

De grande relevância para estudantes e pesquisadores brasileiros das áreas da saúde, a plataforma é um recurso referência em informações biomédicas e de farmacologia. Em linhas gerais, a ferramenta indexa todo conteúdo da base MEDLINE, além de cerca de 8.500 revistas científicas – sendo que cerca de 3.000 desses títulos são exclusivos da plataforma – e 2,1 milhões de resumos de artigos de conferências datados a partir de 2009.

Pelo Embase, a comunidade acadêmica e científica brasileira tem acesso a: – Cerca de 35 milhões de registros, incluindo títulos da MEDLINE; – Mais de 1,5 milhão de documentos adicionados por ano; – Aproximadamente 8.300 revistas de mais de 95 países – cerca de 3.000 delas exclusivas; – Indexação de textos completos de dados de medicamentos, doenças e dispositivos médicos.

“O Embase é uma solução para a prática da Medicina Baseada em Evidências e, consequentemente, para todos os pesquisadores e profissionais da saúde que tenham necessidade de recuperar um grande volume de literatura científica sobre um mesmo tema, como por exemplo, nas revisões sistemáticas e na farmacovigilância”, como indica a editora.

Pelo Portal de Periódicos CAPES, o acesso ao Embase deve ser feito a partir da opção de consulta buscar base. Pelo mesmo link, os usuários podem pesquisar os outros conteúdos da editora disponíveis no acervo. Na opção buscar periódico é possível localizar as revistas científicas da Elsevier, inserindo no campo de consulta o nome da publicação, o código ISSN ou selecionando o editor/fornecedor “Elsevier ScienceDirect”.

Vale destacar que a Biblioteca Central da UFPA dispõe de uma equipe de bibliotecários que atuam como help-desks para auxiliar os usuários no uso do Portal de Periódicos da Capes, instruindo quanto ao acesso às bases de dados e aos recursos e ferramentas de pesquisa disponíveis no portal. Esse serviço é oferecido pela  BC através da realização de treinamentos presenciais e na orientação personalizada ao usuário.

Mais informações sobre a plataforma podem ser obtidas no site https://www.elsevier.com/pt-br/solutions/embase-biomedical-research. O perfil da editora no Instagram (@laselsevier) apresenta um destaque sobre o conteúdo, além de publicar frequentemente novidades também sobre outras ferramentas.

Dúvidas de Acesso

Informações ou dúvidas sobre acessopesquisacadastro de novo usuáriorecuperação de senhatreinamentos onlineuso do aplicativo .Periódicos.perguntas frequentes e demais esclarecimentos podem ser realizados presencialmente no balcão de Referência da BC.

Contato para atendimento

Email: helpdeskcapesbc@ufpa.br