Portal de Periódicos disponibiliza conteúdo do Instituto Ciência Hoje

Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) indexa duas publicações editadas pelo Instituto Ciência Hoje (ICH) – entidade que atua há mais de 35 anos na área de divulgação científica: os títulos Ciência Hoje (CH) e Ciência Hoje das Crianças (CHC). A disponibilização do conteúdo tem a intenção de favorecer o acesso a informações qualificadas sobre os diferentes campos da ciência e abrir espaço para a divulgação da produção dos pesquisadores brasileiros.

Parceiro da CAPES, o ICH é referência nacional em publicações pautadas na popularização da ciência e da tecnologia. Os títulos – detalhados abaixo – são de acesso aberto e podem ser acessados por qualquer pessoa conectada à internet. Para localizar as publicações, entre na opção Buscar periódico do Portal e digite o nome da revista científica.

Ciência Hoje
A revista CH tem seus objetivos alinhados com a CAPES na missão de expandir e consolidar a pós-graduação stricto sensu no Brasil, especialmente em relação à intenção de investir na formação de recursos humanos de alto nível no país e no exterior. O título tem o compromisso de levar a um público amplo as pesquisas científicas e tecnológicas realizadas, sem perder de vista os grandes avanços científicos mundiais e seu impacto na sociedade brasileira.

Com textos claros e acessíveis, a publicação amplia o conhecimento de estudantes, pesquisadores, jornalistas e outros interessados, mostrando como a ciência pode ser fascinante e, ao mesmo tempo, compreensível. Além de fomentar a atividade de divulgação científica, CH aproxima a universidade da população e promove um debate mais amplo em torno da ciência e de seu impacto social, estimulando o senso crítico e o exercício da cidadania.

Ciência Hoje das Crianças
A publicação também está em sintonia com a missão da CAPES de apoiar a formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Os textos que abriga são ferramentas para a reflexão sobre as diferentes áreas da ciência e suas contribuições para o país.

Por não exigir conhecimento prévio de temas de ciência, o título pode se tornar um instrumento democrático para aprofundar a compreensão de professores e pesquisadores acerca dos assuntos abordados: a linguagem clara permite a compreensão por parte de toda a comunidade docente, independentemente da formação inicial.

Embora perpasse os temas curriculares básicos do ensino fundamental, o conteúdo da CHC transcende esse nível acadêmico, pois aborda temas dentro do cenário da pesquisa científica nacional. Os editores têm a preocupação de não apenas apresentar o conteúdo, mas colocá-lo em contexto, ressaltando a relevância das pesquisas para transformar a realidade do país.

Portal de Periódicos
Portal de Periódicos da CAPES é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.Com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal foi criado para ampliar o acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. Cobrindo todo o território nacional. O portal é a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição.

(Com informações do ICH)