Projeto Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPA (BDTD/UFPA)

0
1692
visualizações

PROJETO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UFPA (BDTD/UFPA)

1 APRESENTAÇÃO

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Pará (BDTD/UFPA) é um subprojeto do Projeto Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), o qual compõe o Programa Biblioteca Digital Brasileira (BDB) promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

A UFPA passou a integrar Projeto Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT no final de 2005 após ter tido seu projeto aprovado em atendimento às exigências do Edital de Chamada FUNCATE/IBICT N° 001/2005 , o qual tinha como objetivo: apoiar projetos de implantação de biblioteca digital de teses e dissertações nas Instituições de Ensino Superior (IES) e sua Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).

Em 7 de junho de 2006, foi inaugurada a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPA, na Biblioteca Central, tendo como tarefas iniciais a coleta e registro de teses e dissertações oriundas dos Programas/Cursos de Pós-Graduação stricto sensu mantidos pela UFPA.

A equipe técnica deste Projeto é composta pela Coordenadora do Projeto, Bibliotecária Silvia Maria Bitar de Lima Moreira, Diretora da Biblioteca Central, pela Coordenadora Adjunta, Bibliotecária Elisangela Silva da Costa e pela bibliotecária Rejane Coelho, responsável pela operacionalização da BDTD/UFPA e por um grupo multidisciplinar composto por bibliotecários das Bibliotecas Setoriais, representantes dos cursos de pós-graduação e Yuzo Nakamura, analista de sistemas.

Ressalta-se que o Projeto BDTD/UFPA esta respaldado na Portaria nº 13, de 15 de fevereiro de 2006, da CAPES, a qual prevê a obrigatoriedade da disponibilização dos conteúdos digitais das teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação das IFES brasileiras via web.

Este guia tem como objetivo central informar como utilizar a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPA. Efetuar sessões de esclarecimento de apoio individual, sempre com a intenção de fornecer a todos os usuários os meios necessários para uma utilização mais eficaz da Biblioteca Digital.

 

2 PÚBLICO-ALVO

A BDTD/UFPA atende a pesquisadores, professores, estudantes (graduação e pós-graduação) de diversas áreas do conhecimento humano, quer sejam vinculados ou não à UFPA.

 

 

3 NORMAS DE ADESÃO AO PROJETO

Para participar do projeto o autor deverá cumprir os seguintes requisitos:

•  Ter defendido a dissertação ou tese em algum dos 39 programas de pós-graduação stricto sensu promovidos pela UFPA;

•  Preencher e assinar o termo de autorização que está disponível nas secretarias de pós-graduação da UFPA ou no site do sistema de bibliotecas (http://www.sibi.ufpa.br)

•  Enviar uma cópia digital da dissertação ou tese para a secretaria da Biblioteca Central em formato doc. ou pdf.

 

4 PRODUTOS E SERVIÇOS

4.1 PRODUTO

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Pará (BDTD/UFPA) oferece o relatório detalhado de todos os trabalhos disponíveis em seu acervo, quantificando os trabalhos por Programa de Pós-Graduação (Ver figura 1).

Description

Figura 1: Relatório da BDTD/UFPA

 

4.2 SERVIÇOS

A BDTD/UFPA oferece os serviços de busca dos trabalhos cadastrados, apresentando também a versão busca avançada, que proporciona ao usuário a realização de pesquisas por campos específicos.

 

5 COMO UTILIZAR

A Biblioteca Digital da UFPA pode ser acessada por meio do endereço <http://www.bdtd.ufpa.br/> ou através do site do Sistema de Bibliotecas da UFPA <http://www.sibi.ufpa.br/>, clicando no banner da BDTD, localizado na parte inferior do site (ver figura 2).

Description

Figura 2: Website do Sistema de Bibliotecas

 

Para ter acesso as teses ou dissertações digitais siga os seguintes procedimentos:

1° Clique no link BUSCA localizado na parte superior da home page da BDTD/UFPA (ver figura 3);

Description

Figura 3: Home page da BDTD/UFPA

 

2°) Aparecerá uma caixa de diálogo digite um termo relevante para sua pesquisa pode ser o nome do autor ou do orientador, o título do trabalho, um assunto ou denominação do programa de pós-graduação e clique em BUSCAR;

 

Description

Figura 4: Módulo de Busca da BDTD/UFPA

 

3°) O resultado será apresentado em questão de segundos, será exibida uma tela com informações básicas sobre os trabalho, para obter informações mais detalhadas e o texto completo do documento marque o item detalhar e depois clique em processar;

Description

Figura 5: Registro resumido de uma dissertação cadastrada na BDTD/UFPA

 

O sistema exibirá as obras existentes, agrupadas de 5 em 5 .

Cada caixa representa uma obra.

 

4°) Após clicar em processar será exibida uma tela com todas as informações sobre o trabalho incluindo data de defesa, banca examinadora, resumos (em língua vernácula e estrangeira), palavras-chave etc. Clique no link PDF – Texto completo localizado no final do registro (Ver figuras 6 e 7).

Description

Figura 6: Registro detalhado de uma dissertação cadastrada na BDTD/UFPA

 

Description

Figura 7: Registro detalhado de uma dissertação cadastrada na BDTD/UFPA

 

Há também um link no nome do autor que remete ao seu currículo Lattes.

5°) A dissertação ou tese abrirá e o usuário poderá imprimir ou salvar o documento (ver figura 8)

Description

Figura 8: Texto completo de uma dissertação cadastrada na BDTD/UFPA

 

6°) Caso a sua busca não tenha sido satisfatória é possível fazer buscas mais refinadas, utilizando a busca avançada que permite a combinação de termos para a consulta, através dos operadores booleanos e (and), ou (or), não (no). A busca avançada localizada no canto superior direito do módulo de busca (ver figura 9)

Description

Figura 9: Link busca avançada

 

7°) Para fazer críticas ou sugestões clique no link contato localizado no canto superior direito da home page da BDTD/UFPA (Ver figura 10);

Description

Figura 10: Link contato para emissão de críticas ou sugestões à BDTD

 

A participação da Biblioteca Central neste Projeto é de suma importância para a divulgação da literatura cinzenta produzida na UFPA, pois o mesmo garante ao colaborador que seu trabalho tenha visibilidade Regional por meio de nossa Biblioteca Digital, Nacional por meio do IBICT e Internacional por meio do Networked Digital Library of Thesis and Dissertation (NDLTD).