Prorrogada até dia 25 inscrição para especialização em Gestão da Informação Arquivística, da UFPA

576
visualizações

As inscrições para a especialização em Gestão da Informação Arquivística foram prorrogadas até o dia 25 deste mês, na área de cursos, do site da FADESP, www.portalfadesp.org.br. Haverá reserva de 30% das vagas para servidores e alunos da UFPA, além de pessoas com baixa renda. Todos os detalhes estão no edital.

O curso é destinado a graduados (bacharelado, tecnólogo ou licenciatura) de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Museologia, História, e áreas afins. Os interessados devem pagar o boleto de R$ 40,00 gerado a partir do site, preencher e enviar o formulário junto com Currículo Vitae, cópia de RG, de CPF e de diploma para o e-mail gia.ufpa@gmail.com.

Os candidatos à reserva de vagas (cinco para servidores e alunos da UFPA que comprovarem não ter condições de pagar e dez para demais pessoas com renda de até dois salários mínimos) devem preencher o formulário e enviar para o referido e-mail o currículo, o comprovante de renda e o pré-projeto.

A seleção terá como etapas a análise do currículo, a entrevista e a avaliação da carta de intenções de pesquisa _no caso dos cotistas, será avaliado o pré-projeto sobre o tema “Gestão da Informação Arquivística”. O resultado deverá ser divulgado no dia 28 de outubro e as aulas começarão no dia 1 de novembro deste ano.

Como é autossustentável, o curso estabelece pagamento de mensalidade de R$ 370,00. A carga horária é de 360 horas, sendo 260 teóricas e 100 práticas. As aulas terão regime semipresencial (parte é presencial e parte é à distância) e serão ministradas por corpo técnico da UFPA. Todas as exigências e demais informações estão no edital.

Formação – o objetivo do curso é formar especialistas em Gestão da Informação Arquivística, com capacitação dos profissionais das áreas de gestão, organização, preservação e controle de informação para uma atuação qualificada nas instituições públicas e privadas em nível regional e nacional.

A expectativa é que a oferta do curso ajude a fortalecer o exercício da pesquisa como prática relevante para a atuação institucional e profissional nas mais variadas instituições custodiadoras, gestoras e produtoras de acervos arquivísticos. E também a formar quadros qualificados para a continuidade e o aprofundamento da formação o profissional em cursos stricto sensu.