Reitor vistoria obras de acessibilidade na Biblioteca Central da UFPA

em
382
visualizações

O Reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, visitou a Biblioteca Central da Instituição, na tarde desta segunda feira, 7. A visita foi voltada para a verificação das reformas de acessibilidade e dos problemas que o local ainda apresenta. O Reitor foi acompanhado dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Rômulo Angélica, e de Ensino de Graduação, Edmar Costa; da diretora da Biblioteca, Célia Ribeiro; da supervisora de projetos e convênios, Suelene Santana, e da coordenadora de Planejamento e Marketing, Markene Mirella.

Percurso da visita – A visita teve início às 14h, no Espaço Braille da Biblioteca, em que o professor Emmanuel conversou e recebeu sugestões de usuários do ambiente. Além disso, a diretoria explicou para o Reitor que aquela é uma área que precisa de expansão urgente. A seguir, foi apresentada a área de leitura do primeiro andar, na qual foram detectados problemas na rede de energia e no acervo. No segundo andar, os visitantes ressaltaram a alta temperatura ambiente, resultante do problema energético, e consideraram como prioridade a mudança dessa condição. Para finalizar a visita, o Reitor foi ao Serviço de Periódicos da Biblioteca.

Mudanças – A diretora da Biblioteca disse que o problema da acessibilidade já foi resolvido e as mudanças que já ocorreram tiveram um impacto muito positivo. “Já foi feita a parte de acessibilidade. Antes, os alunos deficientes visuais da UFPA não tinham liberdade para andar sozinhos na Biblioteca e agora podem. Isso é legal, porque agora eles podem ter uma noção melhor de espaço. Então, foi muito legal a parte da acessibilidade, das rampas, a mudança do balcão, que era muito alto e não tinha o balcão para o cadeirante. Toda essa parte foi mudada nessas obras”. Além da acessibilidade, ela destacou a instalação de câmeras em todas as salas do prédio, assim como de alarmes de incêndio.

Importância – Segundo o professor Emmanuel, a importância das mudanças está no fato de que “a Biblioteca é o coração de uma universidade. Começamos com algumas obras que são mais voltadas à acessibilidade, mas precisamos avançar, e estamos aqui visitando a Biblioteca justamente para vermos quais são esses pontos mais críticos. Nós sabemos que aqui há um problema com o sistema de energia, que, por sua vez, tem impactado na questão da refrigeração. Há necessidade de expandir a área e o serviço para atendimento aos alunos com deficiência, há necessidade de mobiliário e de atualização do acervo também”.

Já para a diretora da Biblioteca, a importância da visita está na preocupação do Reitor com este setor e com a Universidade. “Bem que o Reitor podia vir todo dia aqui, porque nós percebemos que ele está preocupado com a Biblioteca. Só este ano, ele já veio três vezes aqui, então dá para ver que ele se importa e quer mudanças. Porque é um prédio muito antigo e existem muitas coisas que precisam ser reformadas. O professor Emmanuel tem essa sensibilidade de vir aqui e conversar conosco e com os alunos”.

Próximo passo – De acordo com o Reitor, “o próximo passo é viabilizar um projeto para recuperação da rede de energia e da rede de refrigeração da Biblioteca. Nós também já conseguimos avançar na questão da internet aqui, o que era um problema; hoje já tem internet banda larga, de boa qualidade. Mas antes de qualquer outra medida, nós precisamos resolver o problema elétrico e, a partir dele, garantir a refrigeração para o melhor uso de alguns ambientes. Nós estamos olhando de perto todas essas questões para buscar soluções. As soluções não são fáceis, não estão prontamente disponíveis, mas têm que ser buscadas, e nós estamos confiantes de que vamos conseguir isso aos poucos”.

Texto: Alice Palmeira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

 

FontePortal da UFPA
COMPARTILHAR