RePEc oferece arquivos para a comunidade de Economia

200
visualizações

Entre o conteúdo bibliográfico, os usuários do Portal encontram documentos, artigos, livros e links da área.

No universo das ciências exatas, o Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso, entre outros conteúdos, à base Research Papers in Economics (RePEc) – plataforma de arquivos abertos e redes de e-prints.

De acordo com o que o especialista Lauro Chaves Neto expõe no site do Conselho Federal de Economia (COFECON), “uma das regras fundamentais da Economia é que sempre haverá recursos escassos para necessidades ilimitadas, ou seja, sempre existirá um orçamento limitado frente às demandas de consumo, poupança e investimentos”.

Ele complementa: “essa regra é universal e vale para pessoas físicas, famílias, empresas e governos indistintamente”.

Nesse panorama, a busca por informações técnicas seguras se torna indispensável para estudantes e profissionais desse campo de atuação. A base de dados RePEc contém documentos de trabalho (working papers), artigos de periódicos, componentes de software, livros e capítulos de livros e links para textos completos.

A plataforma é uma iniciativa de centenas de economistas voluntários de 90 países para melhorar a divulgação da pesquisa em Economia e ciências afins.

Entre os serviços que os usuários do Portal têm acesso por meio do RePEc, estão:

EconAcademics.org (blog agregador para discussão sobre a pesquisa da Economia);
New Economics Papers (serviço de e-mail gratuito, com possibilidade de criação de notificações para alertar quando novos trabalhos em mais de 90 campos específicos estiverem disponíveis para download);
Directory of Economics Institutions (diretório de instituições de Economia com links para os membros e publicações diversas da área);
Citations in Economics (análise de citação de itens do banco de dados RePEc);
LogEc (estatísticas detalhadas de carregamento e acesso para itens e autores listados no RePEc).
Para ver a lista completa de serviços da plataforma e acessar os conteúdos oferecidos, é necessário inserir a sigla RePEc na opção Buscar base do Portal.

 

Fonte: Boletim Eletrônico CAPES, 12 abr. 2017.

Divulgação: Felipe Assunção – Coordenadoria de Planejamento e Marketing

COMPARTILHAR