RIPAT: produto da dissertação de servidora

O Repositório Institucional de Patentes da UFPA  é produto da dissertação “Criação de Repositório de Patentes produzidas pela Universidade Federal do Pará” defendida no dia 09 de junho de 2022 pela servidora Célia Pereira Ribeiro, discente Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, em nível de mestrado profissional, do Ponto Focal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), sob orientação do Prof. Dr. Dr. Laércio Gouvêa Gomes (PROFNIT/IFPA) e do coorientador Prof. Dr. Fabio Pacheco Estumano da Silva (PROFNIT/IFPA).

O RIPAT visa a preservação da memória institucional, além de promover o acesso aberto à produção científica, filosófica, cultural, artística e tecnológica, através da organização e socialização de patentes produzidas por servidores, discentes e colaboradores vinculados a UFPA.

O repositório é de livre acesso, desenvolvido através de software livre pela Divisão de Tecnologia da Informação e Coordenação de Produtos Informacionais da Biblioteca Central, com integração de protocolos de interoperabilidade em Open Archives, observando-se padrões de metadados que compõem sistemas nacionais e internacionais.

A pesquisadora relata que sua “[…] motivação maior é de se enquadrar o Repositório Institucional da Biblioteca Central, em um contexto mais sofisticado do sistema de informação, o qual incorpore a facilidade da comunicação, da colaboração e de outras formas de interação dinâmica entre usuários de um vasto universo como o das Patentes“.

Assim, a Biblioteca Central entende a importância na valorização do servidor para a prestação de serviços com qualidade e incentiva à equipe de trabalho na formação continuada,  visto que é fundamental para seu desenvolvimento profissionais e pessoal, refletindo no desempenho das atividades laborais.