UFPA recebe prêmio nacional pelo uso do Portal de Periódicos da Capes.

A Universidade Federal do Pará foi destaque na Região Norte pelo uso e pela difusão do Portal de Periódicos da Capes em 2012 e como reconhecimento recebeu o Prêmio Top User Award, conferido pela Editora ProQuest, empresa provedora de conteúdo. A entrega da premiação foi realizada nesta sexta-feira, 15, na Sala de Reuniões da Secretaria Geral (SEGE), no prédio da Reitoria.

A Equipe do Portal de Periódicos da Biblioteca Central da UFPA foi quem recebeu o troféu, lançado este ano pela Proquest, em parceria com a Capes para incentivar a divulgação científica e apoiar o ensino acadêmico.

Compromisso – Para o reitor Carlos Maneschy, o prêmio simboliza o compromisso que o grupo de bibliotecários tem com a Instituição. “Este é um momento mais do que especial, não apenas pelo prêmio, que é o reconhecimento do trabalho da instituição, mas também porque tem a ver com a essência daquilo que fazemos no dia a dia para que a difusão do conhecimento se faça de forma mais ampla. Ao mesmo tempo, nos coloca o desafio de fazermos um investimento maior para que mais e mais pessoas acessem o Portal.”

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/UFPA), Emmanuel Tourinho, destacou as ações da Universidade para incentivar cada vez mais o uso da base de dados do Portal de Periódicos da Capes. “Os esforços têm sido concentrados tanto na divulgação desta ferramenta tão importante para a pesquisa, como na organização de treinamentos de nossos usuários, que são alunos, técnicos e professores. Para isso, contamos com a equipe da Biblioteca Central da UFPA.”

Segundo a diretora da Biblioteca, Graça Pena, a demanda por treinamento individual e em grupo tem aumentado e, para este ano, já estão programadas novas atividades em Belém e nos campi do interior. “Este prêmio é o reconhecimento de um trabalho que nós já vínhamos desenvolvendo com a comunidade acadêmica, como mediadora e facilitadora do acesso à informação científica”, comemora.

Instituições premiadas – Nas outras regiões do País, o prêmio foi para a Universidade de Potiguar (Nordeste), a Universidade de Brasília (Centro-Oeste), a Universidade Pontifícia do Rio Grande do Sul (Sul) e a Universidade de São Paulo (Sudeste).

De acordo com a gerente de contas do ProQuest, Luciana Oliveira, estas instituições foram as que apresentaram maior estatística de uso de conteúdos das bases de dados da empresa, por meio do Portal de Periódicos da Capes, durante o ano de 2012. “Isso significa que estas instituições têm bibliotecas fortes, com bibliotecários que estão fazendo um trabalho de difusão das informações científicas com a comunidade acadêmica”, ressaltou.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes