9 de Abril: Dia nacional da Biblioteca

A data de 9 de abril ficou conhecida como o “Dia Nacional da Biblioteca” em função do decreto Nº 84.631 da Presidência da República, assinado há exatamente 35 anos.

Um Decreto brasileiro datado de 09 de abril de 1980 instituiu no país a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, bem como o Dia do Bibliotecário. Por este motivo, o dia 09/04 é conhecido como o Dia Nacional da Biblioteca.

A biblioteca é um lugar que merece ser sentido e comemorado. E, para ser comemorado, é preciso ocupar esse lugar fascinante, senti-lo através daquilo de mais precioso que há dentro: livros. Dessa forma, a comemoração desta data é essencial para relembrarmos a importância da leitura, que conforme define Carlos Drummond de Andrade “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer”.

Nesse contexto, o sistema de bibliotecas da UFPA (SIBI/UFPA), composto por 36 bibliotecas universitárias e coordenado tecnicamente pela Biblioteca Central e que oferece inúmeros serviços à comunidade universitária e sociedade paraense em geral, dentre os quais estão a consulta local às coleções – acervo geral e coleções especiais – além do empréstimo e devolução de obras (apenas para usuários cadastrados nas bibliotecas), apresenta-se como um excelente facilitador para a inserção de novas pessoas ao ambiente da biblioteca, assim como a manutenção de quem, habitualmente, já utiliza esses espaços, haja vista que as bibliotecas que compõe o SIBI/UFPA estão sempre atentas ao bem-estar e às necessidades dos usuários.

Aproveite essa data, portanto, para se perguntar qual foi o último livro que você leu? Quantos livros você costuma ler por ano? Que tal aproveitar a data para se tornar um usuário mais constante de biblioteca? Pois, como já dizia a famosa citação do célebre escritor Jorge Luis Borges: “Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de Biblioteca”. E ele estava certo, a Biblioteca é um paraíso.