Coleção Telma de Carvalho Lobo

O acervo bibliográfico da Professora Telma de Carvalho foi doado à Universidade Federal do Pará (UFPA) em dezembro de 2019 por meio do processo nº 23073.036353/2019-16 e está sob a guarda da Biblioteca Central Prof.Dr. Clodoaldo Beckmann (BC)

Telma de Carvalho Lobo nasceu na cidade de Belém – Pará. É graduada no curso de Letras pela UFPA. Possui doutourado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi vice-reitora da UFPA, de 1997-2001 e diretora do Instituto de Letras e Comunicação. A docente tem expertise em lingüística atuando nas áreas de: língua portuguesa, bem como dialetologia, variante amazônica, linguística e cultura popular (CNPQ, 2021).

O acervo está composto por 1.192 títulos e 1.238 exemplares, distribuídos entre periódicos,  obras de referência e livros. Dentre os principais temas de abrangência de seu acervo destacam-se: Linguística, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira com ênfase à Paraense, Política, Direito, História do Livro, Sociolinguística, Dialetologia e Cultura Amazônica. Além disso, o acervo contém 26 títulos de periódicos e 61 fascículos. O acervo da docente Telma de Carvalho vem complementar a área de Linguística existente no Sistema de Bibliotecas da UFPA, especialmente na Biblioteca Central, já que a coleção está sob a sua guarda. Sendo assim, a sua finalidade é o de garantir mais um meio de pesquisa para a sociedade já que se trata de áreas específicas, nas quais a docente dedicou anos de investigação.

As informações acerca do acervo podem ser conferidos de forma online e os livros podem ser consultados presencialmente na BC. Estes livros não estão disponíveis para empréstimo.

Referências

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ). Telma de Carvalho Lobo. Brasília: [S.l.], 2021.