Abertas as inscrições para o treinamento do Portal de Periódicos da Capes

Com o intuito de promover a capacitação no acesso e uso do Portal de Periódicos, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) promoverá na Universidade Federal do Pará a realização de treinamento, nos dias 05 e 06 de maio, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), Campus Básico Guamá, direcionado à comunidade acadêmica do Estado e da Região Norte.

O objetivo maior do treinamento é proporcionar subsídios aos usuários para que encontrem a informação relevante no menor tempo possível, explorando os inúmeros recursos e o vasto conteúdo disponível no Portal de Periódicos. Os treinamentos serão ministrados por representantes da Capes, editores e agregadores de bases de dados e revistas científicas, apresentando as publicações especializadas em diversas áreas do conhecimento.

No dia 05, pelo período da manhã, será realizada a apresentação do Portal, sua interface e as principais ferramentas e estratégias de busca; assim como as bases de dados da Proquest. À tarde, terão destaque as bases American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB), BioOne, GeoScience World (GSW), Gale Virtual Reference Library e Duke University Press. Na manhã do dia 06, será a vez da plataforma multidisciplinar Web of Science, com treinamento da ferramenta de citações e referências EndNote, assim como o Journal Citation Reports e Derwent Innovations Index; Science Direct e Scopus. E, no período da tarde, Integrity, Nature, INSPEC, American Institute of Physics (AIP), Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) serão apresentadas.

SOBRE O PORTAL

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual, de fácil acesso à informação científica e tecnológica produzida no mundo inteiro, mantida pelo Governo Federal. Possui mais de 37 mil títulos de periódicos com textos completos e 126 bases de dados com resumos referenciais, além de enciclopédias, dicionários e conteúdo audiovisual.

As inscrições, gratuitas, já estão abertas e devem ser feitas diretamente no portal do Capes seguindo as seguintes instruções: Menu “Meu Espaço” > “login” > “Treinamento”. Professores, pesquisadores, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação da UFPA e de outras instituições públicas do Estado e região podem solicitar a inscrição.

Treinamento do Portal de Periódicos CAPES
Data: 05 e 06/05/2015
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes
Para ver o cronograma do treinamento, clique aqui.