Abertas as inscrições para o XIX SNBU

Será realizado, no período de 15 a 21 de outubro de 2016, em Manaus (AM), o XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU). O local foi escolhido durante o encerramento da última edição do evento, em 2014. Este ano, as atividades do SNBU serão orientadas pelo tema A Biblioteca Universitária como agente de sustentabilidade institucional. De acordo com Célia Simonetti Barbalho, presidente do XIX SNBU, o objetivo é “promover a reflexão, o debate e o intercâmbio de informações entre os profissionais da área de informação com foco voltado para as questões que envolvem as ações das Bibliotecas Universitárias”.

“Discutir a sustentabilidade de uma organização se configura como uma temática relevante para gestores e colaboradores, especialmente quando se trata de uma biblioteca inserida no contexto das instituições que atuam na área da educação, como as universidades”, explica Célia. A programação e os eixos temáticos definidos para o evento também evidenciam a importância da sustentabilidade nas bibliotecas universitárias, incluindo vertentes como a gestão sustentável, a responsabilidade política, técnica e social dos bibliotecários e a ecologia da informação.

Edições anteriores – Como maior e mais importante evento voltado para profissionais que atuam no seguimento de bibliotecas universitárias, o SNBU já se tornou uma tradição, com forte aderência de todas as regiões do país. Além das palestras, debates e cursos oferecidos, os participantes também podem assistir às exposições de trabalhos na modalidade oral e pôster, conhecer as mais recentes tecnologias disponíveis para a gestão de bibliotecas e prestigiar o lançamento de obras específicas da área. A última edição do SNBU ocorreu em 2014, em Belo Horizonte (MG), e recebeu mais de 1.700 pessoas, dentre ouvintes, colaboradores, patrocinadores, expositores, membros da Comissão Organizadora e autoridades locais e nacionais.

Participação – A Universidade Federal do Pará (UFPA) congrega o maior contingente de bibliotecários do estado e incentiva sua participação em eventos como o SNBU, que não somente propiciam o aprimoramento desses profissionais, mas também se traduzem em produtos e serviços de qualidade como resposta à comunidade universitária. Por meio de seus bibliotecários, a UFPA foi representada em todas as edições do Seminário, tendo, inclusive, sediado uma delas. Além disso, a Universidade ocupa cadeiras em diversas entidades de classe como, por exemplo, a Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), a Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU) e o Comitê Brasileiro de Desenvolvimento de Coleções (CBDC).

Inscrições – Aqueles que desejarem participar do XIX SNBU já podem se inscrever, pelo site oficial do evento, com valores diferenciados para cada categoria.

Mais informações estão disponíveis no endereço www.snbu2016.com, na página do evento no Facebook ou pelo e-mail executiva.snbu2016@gmail.com.

Texto: Carlos Nascimento Jr.
Imagem: Reprodução.