Alunos da EEEM Agostinho Moraes de Oliveira visitam a Biblioteca Central

2064

Cerca de 45 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Agostinho Moraes de Oliveira do Município de Inhangapi acompanhados de alguns professores, visitaram a Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann da Universidade Federal do Pará na manhã desta quarta-feira (27), para conhecer os diversos espaços e alguns serviços. A visita faz parte do Plano de Ação de Mediação de Leitura para uma pessoa idosa, que tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura e da escrita, realizada como atividade da disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pelo professor Arthur Gama, nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio.

Para o professor que também é graduando em Biblioteconomia: “O principal objetivo da visita é mostrar aos alunos e professores o que é realmente de fato uma biblioteca, bem como motivá-los a frequência e uso de bibliotecas, mostrando-as como espaços de oportunidades para acesso à informação, à cultura e ao lazer. Mostrar que bibliotecas são muito mais que espaços de empréstimos e devoluções de livros.”

Na ocasião, as bibliotecárias Francisca Moreira e Suelene Santana receberam os alunos e proporcionaram uma breve explanação sobre a história da biblioteca e dos produtos e serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da UFPA (SIBI). Em seguida, foi feito um passeio orientado por diversos setores, com intuito de proporcionar um contato direto com o acervo geral de livros, como também dar informações sobre os acervos especiais de Obras raras, Braille, Coleção Amazônia e Periódicos. Para a bibliotecária Francisca: “Conhecer um pouco da universidade por meio da Biblioteca Central, sem dúvida, é uma ótima oportunidade para que os alunos acreditem que é possível fazer parte dessa Instituição”, afirma.

Texto: Felipe Assunção

Foto: Francisca Moreira