Biblioteca Central Promove IX Atividade do PCCU Sobre Metodologia da Pesquisa Científica

Ocorreu nesta quarta-feira (20), no espaço Amazônia da Biblioteca Central da UFPA, a nona e última atividade do Programa de Capacitação Continuada de Usuários (PCCU) da Biblioteca Central no ano de 2019. Com o curso sobre “Metodologia da Pesquisa Científica”, ministrado por Pablo Pinto, técnico em Biologia da Universidade Federal do Pará,  o PCCU encerrou mais um ano cumprindo sua finalidade de capacitar os usuários na utilização dos serviços de informação, contribuindo para o aprimoramento do desempenho nas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão.

IX Atividade do PCCU Sobre Metodologia da Pesquisa Científica, no Espaço Amazônia da Biblioteca Central

O curso, que teve a iniciativa de demonstrar, aos participantes, diversificados métodos de  produção e desenvolvimento de  habilidades voltadas à área da pesquisa científica, contou com ótima participação da comunidade acadêmica presente, demonstrando a importância de sempre trazer esse tipo de temática ao debate com o público universitário, como promove a Biblioteca Central através do PCCU.

Pablo Pinto, ministrante do curso sobre “Metodologia da Pesquisa Científica”

As atividades do PCCU são sempre oferecidas à comunidade acadêmica e geral, todas com inscrição gratuita e direito a certificado. O curso de encerramento do programa no ano de 2019, ademais, contou com a participação, essencial e especial, de intérpretes de libras sob o apoio da Coordenadoria de Acessibilidade (COACESS) da UFPA, fortalecendo essa parceria com os eventos do PCCU e auxiliando na democratização e participação de surdos integrantes da comunidade acadêmica em geral. Para o ministrante Pablo Pinto, programas como esse são de “essenciais indispensabilidade, ainda mais dentro de uma universidade do porte da UFPA que, é válido lembrar, é a maior universidade do País em número de alunos de graduação, com mais de 51 mil estudantes. Assim, a proposta de capacitar, tanto a comunidade acadêmica interna como em geral, nas áreas a que se destina o PCCU, é um trabalho de imenso mérito e de valiosa instrumentalidade à produção e difusão do conhecimento acadêmico.”

Intérpretes de libras sob o apoio da Coordenadoria de Acessibilidade (COACESS) da UFPA

Todos os eventos que compõem o quadro anual do PCCU contam com palestras que são relacionadas à normalização acadêmica, projetos de pesquisa científica e metodologia da pesquisa científica, assim como fontes de pesquisa, submissão e publicação de artigos científicos, currículo Lattes, produtos e serviços do Sistema de Bibliotecas da UFPA (SIBI/UFPA). Os eventos são sempre divulgados nas páginas oficiais da BCTwitterInstagram e Facebook.

Público participante da IX Atividade do PCCU Sobre Metodologia da Pesquisa Científica

A programação PCCU do ano de 2019 pode ser vista aqui.