Biblioteca Central promove Oficina de Leitura Inclusiva em parceria com a Biblioteca Pública Arthur Vianna – Fundação Cultural do Pará

em
0
1802
visualizações

A Oficina de Leitura Inclusiva promovida pela Biblioteca Central (BC) em parceria com a equipe da seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna, é uma ação que consiste em capacitar os técnicos e colaboradores da BC na utilização dos recursos informacionais das tecnologias assistivas visando mais eficiência e eficácia no atendimento ao usuário, o que é imprescindível para o desenvolvimento das atividades laborais na seção Braille. Nas instituições públicas, esta atividade favorece a integração da biblioteca no processo de ensino/aprendizagem, pois possibilita a capacitação do servidor dentro da realidade vivenciada por eles.
Com o ingresso de pessoas com necessidades especiais, por exemplo, a deficiência visual, há a necessidade desse tipo de capacitação para melhor auxiliar no processo da inclusão digital dessa demanda. Atualmente, as tecnologias assistivas vêm se tornando importantes ferramentas para facilitar o desenvolvimento das atividades diárias de pessoas com necessidades especiais. Portanto, essa capacitação pretende aprimorar as práticas desses colaboradores no que refere à utilização do Sistema Braille, de recursos assistivos com o uso do Sistema Dosvox, programas de escaneamento e material pedagógico, elencando e demonstrando quais os formatos de leitura que utilizam para ter acesso à informação, educação, cultura e entretenimento.

A importância dessa parceria entre Biblioteca Central da UFPA e da Biblioteca Pública Arthur Vianna da Fundação Cultural do Pará (FCP) é benéfico para ambas, visto que a BC atende o público que possui deficiência visual há 21 anos e a da FCP há 43, e estas ações tais como oficinas, treinamentos etc, propiciam o compartilhamento de experências e conhecimentos para o aprimoramento na prestação de serviços. Os facilitadores são o Bibliotecário Pedro da Silva Neto, o Pedagogo José Monteiro e o Tecnólogo em redes de computadores Dailton da Silva Conceição, todos pertencentes à Fundação. A oficina que se encerra nesta quinta-feira (27), acontece no laboratório de informática do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) – Campus Profissional, no horário das 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00 horas.

Confira as fotos:

Texto: Felipe Assunção – Coordenadoria de Planejamento e Marketing
Fotos: Dailton Conceição – Fundação Cultural do Pará