Coleções de Música estão à disposição para estudiosos da área

392
visualizações

Grandes artistas da música brasileira buscam inspirações no cenário internacional, que reúne, em consonância e em complemento ao que se encontra no país, uma ampla variedade de estilos e ritmos.

A profissionalização se mostra, ao longo dos anos, uma necessidade para os especialistas da área. Nessa perspectiva, o Portal de Periódicos oferece aos usuários algumas bases de dados especializadas, como a Alexander Street Press e a Grove Music Online.

A lei nº 3.857, de 22 de dezembro de 1960, criou a Ordem dos Músicos do Brasil, com a finalidade de acompanhar em todo o país a seleção, a disciplina, a defesa da classe e a fiscalização do exercício da profissão de músico.

Muito antes da oficialização, o Brasil apresentava a característica marcante de abrigar muitas culturas. E entre os grandes destaques da nação, está uma enorme diversidade musical.

Saiba mais sobre as plataformas Alexander Street Press e Grove Music Online. Para acessar outros conteúdos especializados, pesquise no Portal de Periódicos pela área do conhecimento “Linguística, Letras e Artes” em buscar base, busca avançada.

Alexander Street Press

A base Alexander Street Press apresenta obras de grandes compositores clássicos, como Ludwig van Beethoven, Wolfgang A. Mozart, Benjamin Britten, John Cage, Amy Beach e Franz Schubert. A plataforma inclui ainda conteúdos de artes, filosofia e teologia.

Na coleção, os usuários do Portal de Periódicos encontram cinco bibliotecas, que incluem diversos tipos de documentos, como textos, faixas de áudio, partituras, vídeos e imagens.

Todos os materiais podem ser acessados pela opção Buscar base, basta inserir no campo de busca o nome do banco de informações desejado: Classical Music Library, Classical Scores Library, Digital Karl Barth Library, Digital Library of Catholic Reformation ou Digital Library of Classic Protestant Texts.

Grove Music Online

Editada pela Oxford University Press, a Grove Music Online reúne diversas informações da área musical, como biografias, artigos, bibliografias e recursos multimídia, além de uma série de funcionalidades para sanar a necessidade de pesquisadores.

Por meio da plataforma, também é possível acessar obras de referência: The New Grove Dictionary of Music and Musicians, 2nd Ed.; New Grove Dictionary of Jazz, 2nd Ed.; New Grove Dictionary of Opera; Oxford Dictionary of Music; Oxford Companion to Music; Grove Dictionary of Musical Instruments, 2nd Ed.; e Grove Dictionary of American Music, 2nd Ed.

Acesse o conteúdo pela opção Buscar base.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição