Conheça a Seção Braille

459
visualizações

Histórico                                                                         

O Espaço Braille na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará é um local voltado para o atendimento de pessoas com deficiência visual pertencentes à comunidade acadêmica e em geral, principalmente os discentes e professores envolvidos em projetos relacionados à área, vinculados à UFPA. Por meio do serviço, discentes têm a oportunidade de ler obras em braille e escutar os chamados audiolivros etc. Criado em 1996, o espaço vem aumentando o número de usuários a cada ano.

Acervo

O acervo do espaço possui 145 títulos e exemplares entre livros e periódicos em grafia braille, os quais são provenientes de doação e contemplam diversas áreas do conhecimento, na forma de livro completo ou em partes, trabalhos acadêmicos, apostilas e artigos de periódicos.

Serviços

As atividades realizadas no setor consistem em reproduzir o material escrito em tinta (impresso), para formato digital, com o cotejamento completo para a correção ortográfica dos dados reproduzidos.

A responsável pelo espaço, a bibliotecária Cesarina Raiol, que dirige a seção desde sua inauguração, há 21 anos vem contribuindo no auxílio dos alunos que necessitam do atendimento. “A experiência em trabalhar com pessoas com deficiência é indescritível, é um aprendizado para mim como profissional e como pessoa”, afirma.

Equipamentos, Recursos e Sistemas

O espaço dispõe de equipamentos como: computadores com os sistemas DOSVOX e NVDA, impressora braille, lupas manuais e eletrônicas com acessibilidade livre para esse público específico.

O DOSVOX é um software da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho. Realiza a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz e de textos configurados para o Português e outros idiomas.

O NVDA é um programa com plataforma de código aberto de leitura de tela para sistema operacional Windows. Auxilia pessoas com deficiências visuais descrevendo os itens na tela do computador por meio de audiodescrição.

Esses recursos são instrumentos importantes para a autonomia dos deficientes visuais. O software de leitura de tela, por exemplo, escaneia textos impressos, transformando-os em documento para impressão braille e arquivo de áudio.

Funcionamento

A Seção Braille localiza-se na Biblioteca Central e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h.

Texto/Arte: Felipe Assunção