Conheça o SIBI: Biblioteca do Campus do Marajó/Soure

A Biblioteca do Campus Universitário do Marajó/Soure, “Professor Ricardo Teixeira de Barros”, foi fundada em 05 de janeiro de 2006 e nomeada em homenagem a um dos pioneiros responsáveis pela implantação da Universidade no Marajó, tendo sido também o primeiro coordenador geral do Campus da UFPA em Soure.

Os materiais informacionais do acervo da Biblioteca podem ser consultados pela comunidade geral e emprestados por discentes dos cursos regulares, intervalares e flexibilizados, docentes e técnicos da Instituição, além de empréstimo especial para terceirizados.

Com um acervo composto por cerca de 9.094 exemplares entre livros, periódicos, obras de referência e dissertações, a Biblioteca preserva ainda a coleção do Professor Ricardo Teixeira de Barros doada após sua morte.

São inúmeros os serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca, dentre eles estão: normalização de trabalhos acadêmicos, empréstimo domiciliar, pesquisa bibliográfica, treinamento de usuários, catálogo online e catálogo de Trabalho de Conclusão de Curso.

A Biblioteca Professor Ricardo Teixeira de Barros também oferece projetos de extensão à comunidade coordenados pela bibliotecária responsável, Camila de Cássia Brito, com o apoio de bolsistas e técnicos administrativos. Atualmente, foi finalizado o projeto Alfabetizar para Libertar, uma proposta de alfabetização de jovens e adultos que se estendeu às crianças como reforço escolar, além desse, está em funcionamento o projeto de Inglês Kids, que atende crianças de 7 a 11 anos com o ensino de inglês básico.

Fotos: Markene Ferreira
Localização: Travessa Dezesseis, 2 – Umirizal, Campus Universitário do Marajó/Soure.
Horário de Funcionamento: 8h às 12h e 14h às 18h, de segunda a sexta.
Contato: 3741-1434/ bibsoure@ufpa.br
Bibliotecária Responsável: Camila de Cássia Brito