Conheça o SIBI: Biblioteca do Campus Universitário Marajó/Breves (CUMB)

A Biblioteca Prof. Ricardo Teixeira de Barros, inaugurada em 22 de março de 2013, é pertencente ao Campus Universitário do Marajó/Breves (CUMB) e faz parte do Sistema de Bibliotecas (SIBI). Seu nome é em homenagem ao grande legado que o professor e sociólogo deixou ao Campus de Breves e ao Marajó, pois foi o fundador da primeira turma da UFPA deste município e colaborador da criação do Campus Universitário do Marajó-Breves. De sua biblioteca particular, foram doados vários títulos para a biblioteca do Campus sobre Filosofia, Política, Religião, História, Sociologia, Literatura e Ciências.

Hall da Biblioteca

A biblioteca tem como usuários os estudantes de graduação e pós-graduação, servidores e colaboradores do Campus Universitário do Marajó-Breves devidamente cadastrados. Além disso, recebe ainda a comunidade externa, bem como qualquer cidadão que busque informação apenas para consulta ao acervo.

Falando em acervo, a Biblioteca Professor Ricardo Teixeira de Barros conta com 8.710 exemplares entre livros, folhetos, periódicos e outros voltados para atender os cursos oferecidos pelo CUMB, sendo eles: Pedagogia, Letras, Matemática, Ciências naturais, Enfermagem, Turismo e Serviço Social.

Localizada logo na entrada do Campus, de fácil acesso e em um prédio feito exclusivamente para este espaço, a biblioteca oferece os serviços de empréstimos e devolução, renovação, acesso ao catálogo online e impresso, computadores para pesquisa, Wi-fi, orientações quanto à normalização de trabalhos acadêmicos e orientações para elaboração de fichas catalográficas, assim como atendimento ao usuário externo.

Cabe lembrar, por fim, que no período de agosto de 2017 a julho 2018 a Biblioteca Universitária Prof. Ricardo Teixeira de Barros desenvolveu o projeto de extensão do Eixo Transversal 2017 intitulado “Despertando as crianças marajoaras para o mundo dos livros infantis e para a prática da leitura”. O projeto realizou atividades de leitura, contação de história, fantoches e atividades de reforço da alfabetização das crianças. Foram atendidas em torno de 40 crianças entre 7 e 12 anos das redondezas do Campus. A realização do projeto contou com a colaboração do Laboratório Multidisciplinar do curso de Pedagogia e possibilitou o desenvolvimento da função social da biblioteca, ultrapassando os muros da Universidade. Colaboraram com o projeto: Rafaela Vaz Rodrigues e Raeulli Conceição Cruz.

Local:

Av. Anajás, s/n – Bairro: Cidade Nova. CEP: 68800-000, Breves-PA

Horário de Funcionamento:

Segunda a sexta-feira, de 08H às 12H e de 13H às 21H

Contato:

bibbreves@ufpa.br / 37831129 (Ramal 222)

Bibliotecária Responsável:

Dinelle Rejane da Silva Lisboa