Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

em
0
207
visualizações

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, o Espaço Braille da Biblioteca Central da UFPA faz alusão ao dia 21 de setembro, o qual se comemora no Brasil o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

 Em virtude de diversas iniciativas de movimentos sociais voltados às causas das pessoas com deficiência (PcD), na década de 1980, o dia 21 de setembro foi designado para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Esta data foi oficialmente instituída em 14 de julho de 2005 pela Lei nº 11.133 por meio do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD), cujo grupo debate propostas de transformações sociais em prol das PcD.

Em várias regiões do país são realizadas iniciativas, eventos, apresentações culturais, debates sobre propostas e políticas públicas voltadas às melhorias da vida das pessoas com deficiência, principalmente sobre acessibilidade, inclusão social e direitos.

Não é por acaso que a data comemorativa coincide com o início da primavera, representando a renovação da vida, uma vez que são constantes as lutas pela construção de uma sociedade inclusiva, onde vivam de forma igualitária e tenham seus direitos assegurados.

A Biblioteca Central da UFPA configura um ambiente democrático que visa construir uma sociedade mais justa e inclusiva por meio do conhecimento. E, em defesa da inclusão social das pessoas com deficiência visual (PcDV), o Espaço Braille da Biblioteca Central desenvolve serviços e produtos voltados, principalmente à adaptação de materiais informacionais para um formato acessível, visando facilitar o acesso ao conhecimento no âmbito acadêmico e científico. Assim, o Espaço Braille, em consonância aos interesses da Universidade, soma esforços a fim de minimizar os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência visual na educação superior, contribuindo, portanto, para suas conquistas na sociedade.

Texto: Equipe do Espaço Braille – Biblioteca Central UFPA