Encontro de Bibliotecários que atuam em Unidades de Informação Jurídica discute criação de grupo de profissionais

Foi realizada nessa quinta-feira (25 de janeiro), no auditório da Biblioteca Central da UFPA, a Primeira Reunião de Bibliotecários que Atuam em Unidades de Informação Jurídica no Estado do Pará. O encontro teve como pautas a proposta de criação do Grupo de Profissionais de Informação e Documentação Jurídica do Pará, além da apresentação dos objetivos do grupo, a vinculação, as formas de atuação e o lançamento de um breve plano de trabalho.

No total, 33 (trinta e três) pessoas – entre profissionais, alunos e autoridades – participaram do encontro os bibliotecários de unidades de informação jurídica, que atuam em instituições públicas ou privadas, como poder executivo, judiciário, legislativo, ministério público, Defensoria Pública Municipal, Estadual e Federal, Advocacia pública e privada, entre outras.

Para o Prof. Dr. Lucivaldo Barros, docente da UFPA e organizador do encontro, o grupo será importante para o compartilhamento de boas ações das bibliotecas dos órgãos jurídicos a princípio de Belém, fortalecendo tanto a profissão como o papel que os profissionais exercem na recuperação da informação jurídica. Diante disso, outra importância do grupo é o incentivo à educação continuada, para que os alunos participantes façam pós-graduação, mestrado e doutorado e se especializem em algumas áreas do conhecimento – como a jurídica, por exemplo, podendo então contribuir de forma mais incisiva para os grupos específicos de pesquisa.

Sobre os objetivos e formas de atuação desse grupo, pode-se elencar: a) difundir a importância da organização, disponibilização e recuperação da Informação Jurídica; b) reunir os Bibliotecários que atuam na área jurídica; c) viabilizar formas de valorizar e divulgar as boas práticas das Bibliotecas Jurídicas no Estado do Pará; d) promover debates sobre o perfil do Bibliotecário Jurídico, estimulando e fomentando a publicação de trabalhos na área; e) apoiar e estimular a educação continuada na área de Documentação Jurídica, como por exemplo, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado na área; f) estimular parcerias entres Bibliotecas de órgãos jurídicos; g) apoiar ou promover eventos na área (seminário, cursos, prêmios, concursos de monografias etc.); h) estimular os discentes do Curso de Biblioteconomia que tenham interesse na área da Documentação Jurídica; i) contribuir para o exercício profissional com compromisso e responsabilidade social e de cidadania, como por exemplo, participar ativamente no processo de disseminação e efetividade da Lei de Acesso à Informação – LAI e na democratização da informação.

Para mais informações acessa a página do grupo em: facebook.com/gidjpa