Encontro Regional de Repositórios Digitais (ERRD-Norte)

772
visualizações

Na última quarta-feira, 07/06, ocorreu a abertura do Encontro Regional de Repositórios Digitais (ERRD-Norte), no Auditório José Vicente Miranda, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Promovido pela Biblioteca Central da UFPA (BC/UFPA) e realizado em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Instituto Federal de Educação em Ciência e Tecnologia (IFPA), o evento contou em sua abertura oficial com os pronunciamentos do Magnífico Reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; da Diretora da Biblioteca Central da UFPA, Célia Ribeiro; do Bibliotecário Rodrigo Paiva como representante do MPEG; da Bibliotecária Ana Cristina Gomes Santos representando a UFRA; do Reitor da UEPA, Rubens Cardoso; e do chefe do Departamento de Ensino Superior do IFPA, José Evaldo, os quais destacaram não somente a importância de um evento desse porte, como principalmente a parceria entre as instituições, pois proporciona um fortalecimento no desenvolvimento do ensino superior no Estado ao se tratar da difusão do conhecimento através de ferramentas tecnológicas de informação, como por exemplo, os repositórios digitais.

Após a abertura oficial, a palestra Preservação Digital em Repositórios Institucionais, ministrada pelo Prof. Dr. Miguel Márdero Arellano do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), abordou os principais pontos da temática e que estes são essenciais no processo não apenas de criação de um Repositório Digital, como também em todo seu desenvolvimento. Evidenciou a elaboração de política de padronização referente às informações submetidas no repositório, atentando principalmente no preenchimento dos metadados que constituem o processo de submissão.  Em seguida, deram início às apresentações dos trabalhos: Curadoria Digital (Edvaldo Wellington Monteiro); O processo de Bolonha e a disseminação e preservação de longa duração da produção científica na União Europeia  (Francisco Porto Júnior, Edson Oliveira e Sinomar Silva); Um breve relato sobre o processo de implementação do Repositórios Institucional do Instituto Federal do Amazonas (Diego Leonardo Fonseca); Aportes para implementação de repositórios de narrativas na Universidade Federal do Pará (Erik Pires, Jetur Castro e Alessandra Nunes), as quais encerram a manhã do evento.

Pela tarde, a Dra. Bianca Amaro de Mello do IBICT, ministrou a palestra Boas Práticas em Repositórios Digitais, cujo propósito foi apontar acerca dos fatores pertinentes à construção de repositórios institucionais de acesso aberto à informação científica, elencando propostas que constituem um conjunto de boas práticas que sistematizam importantes processos voltados à elaboração e execução de um projeto de repositório institucional. Ao fim da palestra, foi promovido novamente o espaço para perguntas e dúvidas. Logo após, as apresentações de experiências locais e a mesa redonda deram continuidade à programação.

A manhã do segundo dia do ERRD-Norte, 08/06, seguiu com a mesma linha de programação do dia anterior, contou com a palestra Repositórios Digitais: Tecnologias e Aplicações, ministrada pelo Prof. Dr. Fernando Sayão da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), na qual foi tratado a respeito dos dados de pesquisa no aspecto de uso e reuso, em que se pensa na possibilidade de uma coleção (desses dados) para que estudiosos e pesquisadores possam acessá-los e utilizá-los em qualquer época, proporcionando um valor real, assim como a preservação dessas informações. Relevou também sobre a Ciência Aberta no que tange a necessidade de expor os dados de forma pública, porém evidenciando a impossibilidade do acesso às informações sensíveis, as quais devem ser justificadas por meio de políticas de gestão e controle de dados. No final da apresentação, houve um momento de interação com o palestrante que, em companhia da Dra. Bianca Amaro de Mello, responderam a vários questionamentos dos participantes do evento.

Deu-se continuidade com as apresentações dos trabalhos: Repositórios de objetos digitais (ROA): uma análise do UFPA multimídia (Diego Fonseca, Edvaldo Wellington e Diego Silva);  A implantação do Repositório Institucional na Universidade Federal de Tocantins como forma de disseminação da produção científica  (Francisco Porto Júnior, Edson Oliveira e Sinomar Silva); Análise das produções sobre repositórios digitais a partir do banco de teses e dissertações da CAPES (Heriton Mendes e Denise Rodrigues); A experiência do Repositório Institucional em Geociências (RIGEO) (Jaciara Amaral, Mary Ribeiro e Samantha Araújo); O CNEM e a disseminação seletiva da informação através da tecnologia RSS (Marcos Oliveira e Sávio Maciel), as quais encerraram o período da manhã.

No período da tarde, houve a 6ª Reunião Técnica com os Gestores de Repositórios Digitais da Região Norte, na qual foi tratada a importância de fortalecer a cooperação da Rede Norte de Repositórios Digitais. Além disso, realizou-se as exposições das experiências locais das instituições da Região Norte, com o intuito de proporcionar um ambiente de discussão a respeito das práticas que estão sendo desenvolvidas. Dentre as decisões que foram tomadas, ficou acertado a criação de um Grupo de Trabalho que visará a formalização e instituição da Rede Norte, e que o próximo encontro será realizado no Estado de Tocantins. Assim, ainda nesta reunião, foram expostos alguns dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela Coordenadoria de Gestão de Produtos Informacionais da Biblioteca Central da UFPA, através dos bolsistas da Tecnologia da Informação (TI), Lucivaldo Gonçalves, Lucas Gabriel e Ítalo Campos – sob coordenação de Diego Barros e Cleide Dantas.

Ao final do evento, foram realizados os agradecimentos da Comissão Organizadora do ERRD e o pronunciamento final da Diretora da BC, Célia Ribeiro.

Confira a galeria de fotos do evento:

Texto: Felipe Assunção

Fotos: Diego Barros / Felipe Assunção

COMPARTILHAR