Encontro Regional de Repositórios Digitais da Região Norte (ERRD-Norte)

488
visualizações

O Encontro Regional de Repositórios Digitais da Região Norte (ERRD-Norte) será promovido pela Biblioteca Central da UFPA, em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e Instituto Federal de Educação em Ciência e Tecnologia (IFPA). A organização também contará com a parceria da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA. O evento tem por objetivo promover um espaço de discussão teórica e prática acerca dos Repositórios Digitais através de palestras, relatos de experiência e de pesquisa.

A ideia da criação do evento partiu da Reunião Técnica com os Gestores de Repositórios Digitais da Região Norte (Pará) ocorrida em dezembro de 2016, na qual foi discutido sobre a necessidade da realização de eventos dessa magnitude para promover a visibilidade dos repositórios institucionais, considerando que, atualmente, o produto é imprescindível nas Instituições de Ensino Superior (IES), cujo propósito maior é justamente reunir e disseminar a produção científica acadêmica de forma gratuita e, sobretudo, aumentar a difusão dos resultados e registro da memória institucional.

Nesse sentido, tomando os repositórios digitais como tema para produção científica, é que o evento aceitará submissões de trabalhos conforme as linhas de pesquisa determinadas por suas diretrizes, com o objetivo de instigar pesquisadores, docentes e estudantes interessados em contribuir para o desenvolvimento das pesquisas em repositórios na região. Tal submissão dar-se-á por meio de apresentação oral, com um tempo a ser determinado pela comissão gestora. As linhas de pesquisas voltadas à produção de trabalhos a serem submetidos são: Curadoria Digital em Repositórios Digitais; Repositórios Digitais: Tecnologias e Aplicações; Boas Práticas em Repositórios Digitais.

Com dois dias de evento, a programação contará, em seu primeiro dia, com as palestras: Preservação Digital em Repositórios Institucionais, ministrada pelo Prof. Dr. Miguel Márdero Arellano, Tecnologista Sênior do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e Boas Práticas em Repositórios Digitais, ministrada pela Dra. Bianca Amaro de Mello, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). No segundo dia, a palestra Repositórios Digitais: Tecnologias e Aplicações, ministrada Prof. Dr. Fernando Sayão, Analista em Ciência & Tecnologia da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), e a Reunião Técnica com os Gestores de Repositórios Digitais da Região Norte (Pará) encerrarão a programação. É válido ressaltar que durante o evento ocorrerão as apresentações dos trabalhos submetidos, exposições das Instituições participantes sobre as experiências com Repositórios e, posteriormente, discussões acerca das abordagens por meio de mesa redonda, assim promovendo maior interação com o público.

O evento será realizado na Universidade Federal do Pará, nos dias 7 e 8 de junho, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (Auditório José Vicente) – conforme a programação oficial do evento. Serão disponibilizadas 350 vagas para a participação. A carga horária será de 20 horas, com direito a certificado.

Confira a programação do evento clicando na imagem:

 

Texto: Felipe Assunção

Arte: Diego Barros