Histórico

Fundada no dia 19 de novembro de 1962, a Biblioteca Central da UFPA, que leva o nome do seu primeiro diretor Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann, pertence à categoria de órgão suplementar subordinado à Reitoria, de acordo com o disposto no Art. 51 do Estatuto e ainda no Art. 100, Seção IV, Cap. II do Regimento Geral da UFPA. Conforme estes dispositivos, trata-se de um órgão de natureza técnica voltada para o desenvolvimento de atividades a fim de colaborar com programas de ensino, pesquisa, extensão e qualificação profissional das unidades acadêmicas. Integra e coordena tecnicamente um conjunto de 36 bibliotecas em Belém e nos campi dos interiores que juntas compõem o Sistema de Bibliotecas da UFPA, estabelecido com um modelo de funcionamento sistêmico em rede.

A Biblioteca Central (BC) a partir da dedicação de diferentes gerações de dirigentes e servidores cresce a cada dia mais. Sua criação foi planejada durante a gestão do ex-reitor José da Silveira Neto (1960-1969). A BC funcionou durante 10 anos em endereços provisórios: Av. Governador José Malcher e posteriormente na Rua José Bonifácio, seu prédio definitivo no campus universitário, foi inaugurado pelo reitor Aloysio Chaves no ano de 1972, três anos depois, em 1975, através do decreto nº 75.377, a Biblioteca passou a se chamar oficialmente Biblioteca Central.

A biblioteca universitária atua como mediadora no processo de ensino-aprendizagem, com a finalidade de prover serviços de informação presenciais, virtuais, produtos impressos, eletrônicos e em outras mídias, contribuindo para o desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão, que atendam à comunidade universitária e à sociedade em geral. Desse modo, a Biblioteca Central é estimuladora e facilitadora do acesso ao conhecimento, e pode ser entendida como a instância que possibilita à universidade atender às necessidades da comunidade acadêmica, através da administração do seu patrimônio informacional e do exercício de uma função educativa, ao orientar os usuários na utilização da informação. Disponibiliza à comunidade universitária e à sociedade em geral, serviços de informação e permite o acesso ao: catálogo on-line do acervo das bibliotecas da UFPA; Portal de Periódicos da Capes (CAPES); Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Repositório Institucional (RIUFPA); Portal do Livro Aberto; Biblioteca de Digital de Monografias; bases de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); e outras bases de dados e serviços e produtos disponíveis na internet.

SIBI

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) é composto por 36 bibliotecas: Biblioteca Central, 13 dos Institutos, 3 dos Núcleos, 3 dos Programas de Pós-graduação e 6 das Unidades Acadêmicas Especiais e ainda nos 10 campi dos municípios encontram-se as bibliotecas de: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Salinópolis,  Soure e Tucuruí.

Diretores

Célia Pereira Ribeiro

Período: 2016 – Atualmente

Maria das Graças da Silva Pena

Período: 2009 – 2016

Silvia Maria Bitar de Lima Moreira

Período: 2001 – 2009

Maria das Graças da Silva Pena

Período: 1997 – 2001

Maria Hilda de Medeiros Gondim

Período: 1993 – 1997

Maria Cristina Montenegro Duarte Lira

Período: 1985 – 1993

Magali Renata Van Dijk Vergolino

Período: 1971 – 1985

Ana Augusta Fernandes Amorim

Período: 1969 – 1971

Ruthe Pinheiro Condurú Chalala

Período: 1966 – 1969

Foi uma das primeiras professoras do curso de Biblioteconomia e a primeira bibliotecária a dirigir a Biblioteca Central. O salão de estudos da BC recebe seu nome em homenagem a sua dedicação e serviços prestados para a instituição.

Clodoaldo Fernando Ribeiro Beckmann

Período: 1962 – 1966

Foi um médico cirurgião, documentalista e professor que fundou o curso de Biblioteconomia e idealizou a criação da Biblioteca Central da UFPA. A BC leva seu nome em homenagem ao seu organizador e primeiro diretor.