Histórico

Fundada no dia 19 de dezembro de 1962, a Biblioteca Central da UFPA, que leva o nome do seu primeiro diretor Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann, pertence à categoria de órgão suplementar subordinado à Reitoria, de acordo com o disposto no Art. 51 do Estatuto e ainda no Art. 100, Seção IV, Cap. II do Regimento Geral da UFPA. Conforme estes dispositivos, trata-se de um órgão de natureza técnica voltada para o desenvolvimento de atividades a fim de colaborar com programas de ensino, pesquisa, extensão e qualificação profissional das unidades acadêmicas. Integra e coordena tecnicamente um conjunto de 37 bibliotecas em Belém e nos campi dos interiores, mais 3 Postos de Atendimento de Informação, que juntos compõem o Sistema de Bibliotecas da UFPA, estabelecido com um modelo de funcionamento sistêmico em rede. A Biblioteca Central (BC) a partir da dedicação de diferentes gerações de dirigentes e servidores cresce a cada dia mais. Sua criação foi planejada durante a gestão do ex-reitor José da Silveira Neto (1960-1969). A BC funcionou durante 10 anos em endereços provisórios: Av. Governador José Malcher e posteriormente na Rua José Bonifácio, seu prédio definitivo no campus universitário, foi inaugurado pelo reitor Aloysio Chaves no ano de 1972, três anos depois, em 1975, através do decreto nº 75.377, a Biblioteca passou a se chamar oficialmente Biblioteca Central. A biblioteca universitária atua como mediadora no processo de ensino-aprendizagem, com a finalidade de prover serviços de informação presenciais, virtuais, produtos impressos, eletrônicos e em outras mídias, contribuindo para o desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão, que atendam à comunidade universitária e à sociedade em geral. Desse modo, a Biblioteca Central é estimuladora e facilitadora do acesso ao conhecimento, e pode ser entendida como a instância que possibilita à universidade atender às necessidades da comunidade acadêmica, através da administração do seu patrimônio informacional e do exercício de uma função educativa, ao orientar os usuários na utilização da informação. Disponibiliza à comunidade universitária e à sociedade em geral, serviços de informação e permite o acesso ao: catálogo on-line do acervo das bibliotecas da UFPA; Portal de Periódicos da Capes (CAPES); Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Repositório Institucional (RIUFPA); Portal do Livro Aberto; Biblioteca de Digital de Monografias; bases de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); e outras bases de dados e serviços e produtos disponíveis na internet.

SIBI

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) é composto por 37 bibliotecas: Biblioteca Central, 12 dos Institutos, 4 dos Núcleos, 2 dos Programas de Pós-graduação,  7 das Unidades Acadêmicas Especiais e, ainda, nos 10 campi dos municípios encontram-se as bibliotecas de: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí. Além de 3 Postos de Atendimento de Informação, 2 localizados no campus de Belém e 1 em Capanema.

Diretores

Célia Pereira Ribeiro

Período: 2016 – Atualmente

A atual gestora que está desde meado de 2016, vem buscando novos caminhos para melhor servir aos usuários.

Maria das Graças da Silva Pena

Período: 2009 – 2016

Na sua segunda gestão, houve abertura de novas frentes de trabalho, como absorção integral do INFORMAM – pessoal e suporte aos novos projetos, Biblioteca Digital e Plano de Comunicação: instalação em novo espaço, definição de atividades e serviços, produtos – coleções digitais, banco de dados, portais, etc; Aperfeiçoamento do Repositório Institucional da UFPA (RIUFPA); Recebimento do Prêmio Top User Award – uso da base Proquest entre as cinco universidades regionais que apresentaram maior demanda à base de dados PROQUEST.

Silvia Maria Bitar de Lima Moreira

Período: 2001 – 2009

Em 2004 houve concurso público para 10 vagas de Bibliotecário, pois o último havia sido em 1992; 2006, ocorreu a implantação da Biblioteca Digital de Teses & Dissertações (BDTD), no mesmo ano aconteceu a reforma da seção Braille e foi adicionado o maquinário na mesma seção através do projeto “Incluir” do MEC; em 2008, ocorreu a 4ª Semana do livro da Biblioteca.

Maria das Graças da Silva Pena

Período: 1997 – 2001

Em seu primeiro mandato, teve início à implantação do software Pergamum para gerenciamento dos serviços técnicos e da rede de bibliotecas da UFPA; Help Desk do Portal de Periódicos para a Região Norte.

Maria Hilda de Medeiros Gondim

Período: 1993 – 1997

Em sua gestão houve dois pontos relevantes para os serviços da biblioteca: a automação (acervo e folhetos) e a encadernação, logo no início da gestão, em 1993, pois ao longo do mandato houve ações
empreendidas como os serviços de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual e a renovação com o convênio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde(BIREME).

Maria Cristina Montenegro Duarte Lira

Período: 1985 – 1993

Além de sua grande contribuição na direção da Biblioteca Central, foi presidente do 6º SEMINÁRIO
NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (SNBU) em 1990, que teve como tema “Automação das Bibliotecas Universitárias e dos Serviços aos Usuários”, onde houve uma valiosa contribuição ao progresso dos estabelecimentos biblioteconômicos na região Norte.

Magali Renata Van Dijk Vergolino

Período: 1971 – 1985

Lutou com grande dedicação e profissionalismo pela Biblioteca Central, por isso que sua gestão perdurou por quase duas décadas.

Ana Augusta Fernandes Amorim

Período: 1969 – 1971

Seu mandato embora tenha sido breve, no entanto contribuiu com grande maestria a sua gestão.

Ruthe Pinheiro Condurú Chalala

Período: 1966 – 1969

Foi uma das primeiras professoras do curso de Biblioteconomia e a primeira bibliotecária a dirigir a Biblioteca Central. O salão de estudos da BC recebe seu nome em homenagem a sua dedicação e serviços prestados para a instituição.

Clodoaldo Fernando Ribeiro Beckmann

Período: 1962 – 1966

Foi um médico cirurgião, documentalista e professor que fundou o curso de Biblioteconomia e idealizou a criação da Biblioteca Central da UFPA. A BC leva seu nome em homenagem ao seu organizador e primeiro diretor.