Lançamento da I Campanha de Arrecadação de Livros em 2019: Literatura nas Unidades Prisionais

em
414
visualizações

A Biblioteca Central (BC) da UFPA, em parceria com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (SUSIPE), por meio da Diretoria de Reinserção Social (DRS), está promovendo uma campanha de arrecadação de livros literários e educacionais. Denominada como “REINSÉRIE – Leitura nas Unidades Prisionais”, a campanha surgiu da necessidade de estruturação e implantação de bibliotecas em todas as unidades prisionais do Estado.

Com a ideia de disponibilizar, pelo menos, 2 mil livros em cada unidade penal, a campanha busca sensibilizar toda a sociedade a contribuir. Dessa forma, em unidade com a Biblioteca Central, se realizará, no Hall da BC, durante os dias 11/03 (segunda-feira) a 15/03 (sexta-feira), a I Campanha de Arrecadação de Livros 2019, cujo o tema é: “Literatura nas Unidades Prisionais“.

As doações, durante o período da campanha, poderão ser feitas no setor de Referência da BC, prezando-se por livros literários e educacionais, que ajudarão a enriquecer os projetos: Leitura que Liberta e Arca da Leitura.

Mas afinal, o que são esses projetos?

 Leitura que Liberta:

O projeto “Leitura que Liberta” é uma iniciativa da Defensoria Pública, da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) e da Susipe, que busca contemplar prioritariamente os reeducandos que não estão sendo beneficiados com atividades educacionais formais e laborais nas casas penais. Entre os benefícios do projeto, está a remissão da pena – para cada obra literária lida em 30 dias, após a produção de um relatório, o detento consegue reduzir quatro dias de detenção.

Arca da Leitura:

No projeto “Arca da Leitura”, uma estante móvel, com 150 livros fica sob a responsabilidade de um interno para viabilizar o acesso a leitura dentro do bloco carcerário, assim todos os detentos podem ter contato com a literatura. Cada unidade seleciona um custodiado para ocupar a função de monitor da biblioteca e esse monitor recebe treinamento técnico em biblioteconomia, para fazer atividades referentes a empréstimo, devolução, inserção de livros no acervo da biblioteca e sobre a preservação de todo material existente. Hoje, o projeto conta com 22 monitores de biblioteca, que são supervisionados pelas coordenadoras pedagógicas de cada unidade. O acervo, que o monitor movimenta dentro do bloco carcerário, é formado por livros de disciplinas obrigatórias e literárias, além de revistas de conteúdo informativo.

Nesse sentido, o objetivo da ação REINSÉRIE, na qual se encontra a campanha de arrecadação de livros, é também de reestruturar o setor de educação e incentivar a matrícula dos internos na EJA (Educação de Jovens e Adultos). A meta é conseguir matricular mais de 3 mil internos.

I Campanha de Arrecadação de Livros 2019:

Tema: Literatura nas Unidades Prisionais
Local: Hall da Biblioteca Central, setor de Referência
Período: De 11/03 (segunda-feira) a 15/03 (sexta-feira)
Horário: Das 8h às 22h


Cabe lembrar que, mesmo fora desse período da campanha, qualquer pessoa pode doar livros aos projetos, basta procurar a Coordenadoria de Educação Prisional da Susipe, em Belém, na Rua dos Tamoios, n. 1.592, no bairro de Batista Campos, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, ou ligar para o telefone (91) 3239-4245.

ViaCoordenadoria de Planejamento e Marketing
COMPARTILHAR