Lançamento da Rede Cariniana – Preservação de documentos digitais.

em
0
403
views

Divulgando evento importante para estudantes e profissionais da área da Ciência da Informação (Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação e Museologia). O evento é o lançamento da Rede Cariniana para preservação de documentos digitais, que ocorrerá no próximo dia 04/12 no auditório Paulo Cavalcante do Museu Paraense Emílio Goeldi, no horário das 9h às 12h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através dos e-mails: sdias@museu-goeldi.br ou andreadeassis@museu-goeldi.br. Bastando enviar nome completo e vinculação institucional.

O palestrante será Miguel Ángel Mardero Arellano do IBICT. Arellano é referencia no Brasil e internacionalmente nos seguintes temas: Preservação digital e repositórios digitais, tecnologias da informação, OJS/SEER, Open Conference Systems, EPrints, DSPace, LOCKSS, PKP Harvester, comunicação científica e editoração científica.

“Muitas coleções digitais importantes estão sendo construídas fora das bibliotecas e dos arquivos por diferentes organizações, ou sendo publicadas diretamente na internet. Com o aumento da produção da informação em formato digital, tem sido questionada cada vez a importância de garantir a sua disponibilização e preservação por grandes períodos de tempo […] a preservação digital é a parte mais longa e também a última do ciclo de gerenciamento de objetos digitais” (MÁRDERO ARELLANO, 2008).

Contamos com sua participação!