Treinamento das bases de dados da Clarivate Analytics

em
174
visualizações

No dia 29 de agosto de 2019 (quinta-feira) ocorrerá, no Salão Amazônia da Biblioteca Central da UFPA, o Treinamento das bases de dados da Clarivate Analytics de forma gratuita, aberta ao público e com direito a certificado de 4 horas de carga horária.

Com duração de 08h às 12h e inscrições realizadas na hora do evento com o número máximo de 100 participantes, o treinamento abordará as bases da Clarivate Analytics que são acessadas através do Portal de Periódicos da Capes, sendo eles:

  • Web of Science (Referências com resumos);

É uma base multidisciplinar que indexa somente os periódicos mais citados em suas respectivas áreas. É também um índice de citações, informando, para cada artigo, os documentos por ele citados e os documentos que o citaram. Possui hoje mais de 20.000 periódicos indexados. É composta por:
– Science Citation Index Expanded (SCI-EXPANDED): 1945 até o presente
– Social Sciences Citation Index: 1956 até o presente;
– Arts and Humanities Citation Index: 1975 até o presente.
A partir de 2012 o conteúdo foi ampliado com a inclusão do Conference Proceedings Citation Index- Science (CPCI-S); Conference Proceedings Citation Index- Social Science & Humanities (CPCI-SSH), e a partir de 2015, com o conteúdo vindo de revistas de mercados emergentes, o Emerging Sources Citation Index.

  • Derwent Innovations Index – DII (Patentes);

Disponível a partir da Interface da Web of Science, a base de dados Derwent Innovations Index (DII) possui referências e resumos de mais de 11 milhões de patentes com links para documentos citados, para as citações às patentes, para a literatura relacionada e para os textos completos dos documentos. Inclui publicações de 50 organismos internacionais e nacionais de registro e concessão de patentes. O período disponível online é de 1963 até o presente.

  • Journal Citation Reports (Estatísticas)

A base Journal Citation Reports (JCR) modulada pela plataforma InCites permite avaliar e comparar periódicos usando dados de citação obtidos de aproximadamente 12.000 publicações técnicas e acadêmicas e anais de congressos de mais de 3.300 editoras em mais de 60 países.
O JCR é a única fonte de dados de citações de periódicos, incluindo publicações virtuais de todas as áreas da ciência, tecnologia e ciências sociais.
A partir do JCR é possível:
– Focar nas categorias de áreas desejadas, permitindo uma revisão em títulos de periódicos e indicadores chave em cada categoria;
– Comparar múltiplos periódicos baseados em indicadores selecionados;
– Avaliar o desempenho dos periódicos nos quais você ou sua instituição tem publicado pesquisas;
– Reconhecer periódicos que estão em voga em categorias de pesquisa chave;
– Identificar periódicos ideais para publicar pesquisas em desenvolvimento.
A partir desta nova plataforma é possível criar gráficos e visualizar relações baseados em filtros disponíveis na plataforma.

Os eventos são sempre divulgados nas páginas oficiais da BC: TwitterInstagram e Facebook.

ViaCoordenadoria de Planejamento e Marketing
COMPARTILHAR