Rádio Web lança webdocumentário em homenagem aos 60 anos da UFPA

1471
views

A Faculdade de Comunicação e a Rádio Web UFPA lançaram, nesta terça-feira, 22 de agosto, no hall do Espaço de Ensino Mirante do Rio, um produto multimídia sobre as seis décadas de história da Universidade. Três meses de produção, mais de 70 entrevistados e a preocupação em fazer um conteúdo acessível para pessoas com deficiência resultaram no webdoc “UFPA 60 Anos”, produzido por uma equipe formada por jornalistas e por alunos de Comunicação e de Ciência da Computação da Rádio. Na ocasião, estiveram presentes o reitor Emmanuel Tourinho, o vice-reitor Gilmar Santos, o pró-reitor de Administração, João Cauby, professores do ILC e alunos de diversos cursos da Universidade que foram entrevistados para o webdoc.

Durante o lançamento, foi exibido um teaser do produto e apresentadas as seções do webdocumentário. Além da diretora da Facom e coordenadora da Rádio Web, professora Rosane Steinbrenner, o jornalista Fabrício Queiroz e o estudante Lucas Maués explicaram o processo de produção do webdoc. Segundo Fabrício, o trabalho exigiu especial empenho e dedicação da equipe da Rádio, que, até então, trabalhava apenas na criação de produtos de áudio. “Foi uma experiência diferente e desafiadora em diversos sentidos, desde a abordagem do tema, o uso das diversas linguagens midiáticas e, principalmente, o olhar sobre o público. O resultado é um grande aprendizado e também um trabalho que nos dá muito orgulho”, declarou o jornalista, que foi uma das pessoas que esteve à frente da produção.

Comunicação inclusiva – Um dos diferenciais do webdocumentário “UFPA 60 Anos” é a sua acessibilidade: o produto foi todo pensado para ser acessível a pessoas com deficiência visual e auditiva, com audiodescrição e disponibilização na íntegra dos roteiros escritos, por exemplo. Isso se tornou um compromisso e um aprendizado importante para toda a equipe. Para a professora Rosane Steinbrenner, “garantir uma comunicação mais inclusiva e acessível é uma missão de toda instituição pública e um desafio de todos nós, ainda mais em espaços de formação de profissionais da comunicação, como a Facom.”

Diversidade – Um dos grandes desafios na produção do webdocumentário foi conseguir contar uma história de 60 anos, com tantas pessoas e tantos fatos memoráveis para registrar. Mas uma parte significativa dessa trajetória pôde ser registrada em imagens, infográficos, entrevistas e depoimentos de professores, técnico-administrativos, diretores de institutos, representantes do movimento estudantil, de alunos estrangeiros, quilombolas, indígenas e LGBT, representantes sindicais e PCD’s.

Segundo o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, que também esteve no lançamento, o webdoc é uma contribuição significativa para toda a comunidade universitária. “Esse registro vai ser um meio muito importante para que a nossa comunidade se aproprie da história da Universidade, conheça a nossa trajetória e um pouco dos atores sociais que construíram este que é o maior patrimônio humano da Amazônia”, afirmou o reitor.

O “Facom 60 Anos” já está disponível no endereço www.radio.ufpa.br/webdoc60. Acesse, conheça, colabore na seção #EuNaUFPA.