O DOI (Identificador de Objeto Digital) é um código único – formado por um padrão de letras e números – e apresentado na forma de link, que é atribuído a publicações que estejam disponíveis na internet. O DOI também relaciona o Currículo Lattes com o site do periódico em que o artigo publicado se encontra e é valorizado pela criação de hiperlinks entre arquivos.
O código DOI não pode ser caracterizado como uma base de dados indexadora para a área científica. Dentre os seus objetivos, temos:
- Individualizar;
- Tornar os arquivos permanentes na web;
- Facilitar a localização;
- Contabilizar e localizar as citações que o seu trabalho recebeu;
- Aumentar a visibilidade;
- Garantir a autenticidade de publicações online.
Normalmente, para se obter um DOI, é necessário publicar um trabalho, e a numeração é criada pela editora da revista científica, através das agências. As vezes isso gera um custo para o autor. É possível solicitar um DOI de forma independente por agências publicadoras. Nestes casos é sempre bom atentar-se aos termos e condições.
Caso você submeta um artigo novo, a uma revista regularizada e com estrutura, tem grandes chances deste trabalho já ser publicado com um DOI. E caso você deseje adicionar a numeração aos seus artigos anteriores, pode buscar por agências que concedam o código de forma independente.