Biblioteca Central realizou a Semana do Livro e da Biblioteca 2024 com a temática Ciência na Amazônia.

em
108
views

A  Biblioteca Central realizou no período de 21 a 25 de outubro, a Semana do Livro e da Biblioteca com a temática Ciência na Amazônia. O evento busca incentivar a leitura e a construção do conhecimento através da difusão do livro, da informação e do acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais, valorizando e fortalecendo a produção do conhecimento na Amazônia.

Neste ano, a BC contou com a parceria do grupo Clube HQ Belém, da organizadora de eventos Cia dos Empreendedores, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, voluntários para monitorar a Feira de Troca de Livros, Projeto Peludinhos da UFPA, Instituto descarte correto, Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia – (CICTA) e os Professores Maurício Borges do Instituto de Geociências –  (IGEOG), do Pprofessor. Lucivaldo Barros, da  – Faculdade de Biblioteconomia – (FABIB), e da Professora Mary Moraes. Tivemos também o sorteio de kits SBL 2024 para usuários que fizeram registros do evento com postagens no Instagram da Biblioteca Central.


Durante o evento foram realizadas 2 palestras para a comunidade acadêmica na modalidade online, no dia 22  a professora  Mary Moraes ministrou  “Revisão de literatura: a bússola da sua pesquisa científica”  e no dia 23, “Fontes de pesquisa e direito à informação ambiental no contexto da COP30” ministrado pelo prof. Lucivaldo Barros. No salão da BC esteve disponível as exposições “Orville Derby: o pai da Geologia do Brasil – 173 anos” e os experimentos do CICTA.

Além dessas atividades, a BC promoveu  as oficinas de bottons reciclados incentivando a sustentabilidade e a criatividade, com foco no reaproveitamento de materiais; Zine, uma introdução ao mundo dos zines, pequenas publicações regionais que permitem expressar ideias, histórias e narrativas locais de forma criativa e acessível. Durante a oficina, os participantes aprenderam técnicas básicas, dobraduras, colagem, e montagem de zines; e EcoBijur,  onde os participantes aprenderam a criar bijuterias a partir do reaproveitamento de papel, a atividade visou destacar e incentivar práticas sustentáveis na moda.

Na programação, além da oficina de Ecobijur o evento realizou uma  Ciranda Sustentável de Roupas com o objetivo de promover o consumo consciente e fortalecer a economia solidária, e contribuindo na arrecadação de fundos para auxiliar a manutenção do abrigo do Projeto Peludinhos da UFPA. Além disso,  tivemos também a Feirinha ecológica com  venda de livros, objetos de papelaria, bijuteria, cosméticos e produtos para banho.

A BC disponibilizou em sua  programação ações especiais voltadas para incentivar a leitura, promover a sustentabilidade e engajar a comunidade acadêmica. Uma delas foi a  Feira de Troca de Livros,  que incentiva a prática de compartilhamento e circulação de conhecimento entre os participantes. Os visitantes puderam trocar livros em bom estado por outros de seu interesse, promovendo o acesso a novas leituras de maneira sustentável. Outra atividade de incentivo à leitura foi o Bate-papo sobre Quadrinhos Amazônicos, com exposição de obras e sorteio de brindes, destacando o papel dos quadrinhos na preservação da cultura e a importância da representação da Amazônia e de seus povos nas histórias em quadrinhos.

Pensando em facilitar a volta do acesso dos estudantes à biblioteca, a BC contou com a Campanha de retirada de suspensão, carinhosamente chamada de “Semana do Perdão”. Durante o evento, os aluno(a)s que tiveram suspensões devido a atrasos na devolução de livros puderam  regularizar suas situações,  a campanha visou recolher resíduos eletrônicos, em contrapartida, a retirada de suspensão total. Essas ações buscaram criar um ambiente de incentivo à leitura, de troca de saberes e de acesso facilitado aos serviços da biblioteca, reforçando o papel da universidade como promotora do conhecimento e da cultura.

 Contamos com um encerramento especial, valorizando a cultura regional, uma mini-aula de tecnobrega com Rolon Ho, professor de dança e coreógrafo campeão da Dança dos Famosos, proporcionando um momento de descontração e valorização da cultura amazônica. Além disso, tivemos sorteios de livros com os participantes da mini-aula.

Com atividades inclusivas e sustentáveis, a Semana do Livro e Biblioteca busca engajar a comunidade universitária em práticas de valorização do saber e da responsabilidade social.

RELAÇÃO COM OS ODS DA ONU: